Saturday, 31 de October de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Apa Serra do Lajeado realiza distribuição de mudas nativas

21 Jan 2020
Alvaro Vallim/Governo do Tocantins Apa Serra do Lajeado realiza distribuição de mudas nativas

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), através da gerência da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APASL), já distribuiu desde o início do projeto em agosto de 2019 mais de 2 mil mudas de árvores nativas da região, a produtores rurais e assentamentos. A distribuição é realizada pelos brigadistas, que visitam cada local e firmam o compromisso de plantio das mudas.

Segundo a gerente da APASL, Camilla Muniz,  neste início de ano já foram repassadas sem custos aos produtores e assentados cerca de 600 mudas de diversas espécies, tais como Baru, Caju, Jacarandá, Tamboril, Pau de Óleo (Copaíba) e Cajuí. “Nós conseguimos que cada produtor assuma o compromisso de plantar a muda nos devolvendo o tubete e enviando uma foto do plantio. Desta forma, todas as mudas estão sendo realmente plantadas”, garantiu.

Foram contemplados os assentamentos Água Fria I e II, Vão do Lajeado, Vão do Mutum, Vão do Cachorro, Cachoeira Dourada e Comunidade Pedreira.

O brigadista Valdeir Nunes, um dos que realiza a distribuição das mudas, destaca que os produtores que receberam as espécies ficaram satisfeitos porque se tivessem que pagar, desembolsariam entre R$ 5 a R$ 10 por cada muda de árvore nativa. Nunes também conta que o grupo foi abordado por outros produtores que queriam comprar as mudas, mas receberam a explicação de que aquelas mudas eram destinadas exclusivamente à distribuição gratuita nas propriedades localizadas na APASL. “O pessoal dos assentamentos ficou muito satisfeito com as mudas e todos se comprometeram com o plantio”, frisou.

O produtor rural Fernando Taniguchi procurou o escritório da APASL para solicitar mudas e reclamou que sua propriedade tem áreas de solo arenoso. “Há grande dificuldade em desenvolver várias espécies neste tipo de solo”, enfatizou.

De acordo com Camilla, Taniguchi foi orientado a usar matéria orgânica naquele tipo de solo e foi repassada a recomendação de que sejam usadas espécies que suportem  aquelas condições, como é o caso da Mangaba. Também foi sugerida adubação verde com espécies leguminosas, como Crotolária e Amendoim Forrageiro.

Produção de Mudas
A produção de mudas pelos brigadistas da APASL foi iniciada em agosto de 2019 e busca ajudar a recuperar a vegetação nativa nas propriedades locais. Desde então os brigadistas estão recolhendo sementes conforme a época de cada espécie nativa. Também são os brigadistas que realizam a produção e a distribuição das mudas aos produtores rurais cadastrados.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 154 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 234.718 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.569 casos confirmados. Destes, 63.805 pacientes estão recuperados, 10.667 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.097 pacientes foram a óbito.

Ações

Entrega de novos leitos, ações voltadas aos servidores públicos e aos municípios pautam a semana do governador Mauro Carlesse

Em Gurupi, os primeiros 25 leitos do HGG foram entregues para tratamento da Covid-19


Eleições 2020

Otoniel participa de debate realizado por acadêmicos da UFT nesta sexta-feira

Segundo os organizadores, o objetivo é oportunizar aos postulantes ao Paço municipal um espaço democrático para o debate de ideias e propostas para áreas fundamentais, como moradia, saúde, educação, geração de empregos e renda entre outras.


Campo

Governo trabalha na implantação de Unidade de Pesquisa e Extensão Rural do Tocantins

Unidade ocupará área de 28 ha, com a instalação de mais de 20 projetos de pesquisas voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades


Meio Ambiente

Vice-governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso do Tocantins com a preservação de seus biomas


Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira