Sunday, 18 de February de 2018

Sunday, 18 de February de 2018

GERAL


Naturatins

Araguaína sedia encontro sobre licenciamento ambiental

20 Nov 2017

Tânia Caldas / Governo do Tocantins
 
Na manhã desta sexta-feira, 17, técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), concluíram o 2° Encontro sobre o licenciamento ambiental municipal, que aconteceu na cidade de Araguaína, a 368 km de Palmas. O evento teve como objetivo reunir as equipes técnicas dos órgãos de meio ambiente dos municípios, com os quais o Naturatins tem Termos de Cooperação técnica, que são Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. Em Palmas o encontro ocorreu no último mês de agosto, no auditório do Naturatins.
 
A gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto, Larissa Cintra, esclareceu que os Termos de Cooperação foram firmados com base na Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) Nº 73/2017, que regulamenta a realização do licenciamento ambiental de atividades de impacto local, pelos órgãos ambientais municipais. "A nossa finalidade é ajustar os procedimentos e trabalhar em conjunto com as prefeituras para desburocratizar o processo de licenciamento", declarou. 
 
Durante a programação, além de apresentações sobre a padronização de procedimentos referente a licenciamento ambiental, houve também palestra sobre a fiscalização, quando o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Aldaíres Pacheco, destacou a importância da aproximação do Naturatins, nas ações de fiscalização e inspeção realizadas pelas prefeituras.
 
Larissa Cintra atribui à publicação da Resolução do Coema Nº 72/2016, que posteriormente foi editada com a publicação da Resolução do Coema 73/2017, ocasião que o Naturatins e as prefeituras tiveram que rever e ajustar os Termos de Cooperação Técnica para se adequar a nova normativa. "E com isso veio também à necessidade de realizar, além de trabalhos rotineiros de capacitação, a troca de informações entre as equipes técnicas, com a realização de encontros periódicos com representantes das quatro prefeituras", finalizou.
 
Conforme Diego Raoni, analista Ambiental do município de Gurupi, o Acordo de Cooperação Técnica com Naturatins foi muito importante para a execução do licenciamento ambiental que começará no início do próximo ano. "Os técnicos do Naturatins vem tratando o tema de uma forma diferenciada. Estamos tendo uma oportunidade ímpar de começar a trabalhar com esse acompanhamento, no sentido de colaborar com esse processo inicial de licenciamento ambiental em Gurupi", destacou.
 
Descentralização
 
Segundo a superintendente de Meio Ambiente do Município de Araguaína, Luana Barbosa, o encontro foi extremamente importante. Ela espera que poder continuar com o desenvolvimento destas atividades. "É um encontro como esse que nos permite alinhar e equilibrar os pensamentos sobre a descentralização dos municípios, para que possamos em parceria com os analistas de fiscalização do Naturatins trabalhar dentro da legislação, o licenciamento ambiental e ultrapassar as dificuldades do dia a dia,  adiantou.

Na visão do vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, a oficina realizada em Araguaína é parte da estratégia de alinhamento operacional com a descentralização municipal prevista na Resolução do Coema Nº 73/2017. "A organização das atividades de licenciamento descentralizado nas principais cidades do Tocantins e uma sinergia operacional entre as Prefeituras e o Naturatins. Sendo vital para execução de uma política ambiental que estimule o desenvolvimento sustentável e a convivência harmoniosa, entre empreendimentos econômicos e ativos ambientais", enfatizou Cabral.
 
Os encontros acontecerão de três em três meses, o próximo será no mês de fevereiro no município de Porto Nacional. Posteriormente em Gurupi e depois o planejamento, é retornar os encontros em Palmas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira