Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Preservação

Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado apresenta ações de preservação ambiental no 1º semestre

09 Jul 2019    17:35
Divulgação Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado apresenta ações de preservação ambiental no 1º semestre

A Gerência da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), apresentou nesta terça-feira, 9, relatório semestral das atividades do 1º semestre. As ações ocorreram por iniciativa do escritório local e também por meio de parcerias entre o Naturatins e outras instituições.

 

Durante o 1º trimestre a equipe técnica realizou o diagnóstico das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) do Ribeirão Lajeado e seus afluentes na zona urbana da cidade de Lajeado. Também ocorreu à notificação da prefeitura do munícipio, para tomar as devidas providências sobre o assunto. O município atendeu todas as exigências pela Gerência da APASL.

 

Por meio de visitas técnicas as prefeituras que compõem a APA Serra do Lajeado, Tocantínia , Lajeado, Aparecida do Rio Negro e Palmas,  a Gerência da Unidade de Conservação acordou o Calendário Ambiental – 2019. “Na ocasião visitamos as prefeituras, quando fizemos o alinhamento das atividades. Neste período foi retomado o Projeto Restaura – TO, com levantamento de áreas prioritárias para instalação de parcelas de restauração ambiental, no início do período chuvoso”, esclareceu.

 

Foram realizadas também palestras nas escolas e blitz educativas sobre a piracema, oficina de reciclagem de pneus, uso racional da água em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, além do plantio e condução de crescimento de espécies nativas do cerrado.

 

Durante o mês abril foram realizadas reuniões com os cessionários (pessoas que tem permissão para explorar os tanques-rede) do Parque Aquícola Sucupira, para o projeto de criação do peixe surubim. Com destaque para soltura, como forma de repovoamento da espécie no Lago de Palmas.

 

Em encontro com os cessionários dos Parques Aquícolas Miracema-Lajeado e Sucupira foram discutidas as necessidades de articular parcerias para o bom andamento da atividade e a manutenção do estoque de peixes nativos no Lago de Palmas.

 

A gerente de Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Camilla Muniz aponta que estas práticas da Gerência que vem sendo realizadas como ações  positivas de parcerias importantes. Ela destacou ainda, que entre as atividades da APASL, foram realizadas palestras sobre associativismo para os cessionários dos referidos Parques.

 

Bioarte

 

No mês de maio, a Gerência apoiou a Associação as Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) na parceria do Curso de Bioarte, juntamente com a Prefeitura de Lajeado, Ruraltins e Rádio Lajeado FM. A APASL também realizou o curso de formação de Brigada de Incêndios Florestais Comunitária no Assentamento Água Fria II, município de Tocantínia.  E posteriormente foi ministrado o curso de formação de Brigada de Incêndios Florestais no Município de Lajeado.

 

Ainda em maio, o projeto que tem como objetivo produzir peixes nativos em tanques-rede como alternativa de aumentar a renda dos pescadores  cessionários  do parque Aquícola Sucupira e contribuir com o repovoamento do Lago de Palmas, foi submetido ao edital do Parceria Pública Privada (PPP) Ecos.

 

No mês de junho, a Gerência participou do curso de Sistemas Agroflorestais oferecido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seagro) em parceria coma Embrapa, além de palestra sobre a APA Serra do Lajeado e Incêndios Florestais em Unidades de Conservação para a Usina Hidrelétrica, Luiz Eduardo Magalhães.

 

Palestras

 

O escritório também promoveu palestras sobre incêndios florestais em Unidades de Conservação na Subestação de Lajeado para 180 pessoas com enfoque na aplicação de técnicas de Manejo Integrado do Fogo em propriedades da APA Serra do Lajeado. Ação teve como proposta auxiliar situações de queimada e avaliar se as condições de segurança são adequadas.

 

Foram aulas teóricas e práticas que fizeram parte das atividades ambientais programadas pelo Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins. A iniciativa visou reforçar especialmente fatores para evitar focos de incêndio no período de seca, no sentido ter chamar atenção para necessidade de mapear, planejar e executar todas as etapas do processo em horários apropriados, priorizando a segurança.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira