Saturday, 15 de August de 2020

GERAL


As diversas formas de preconceito

09 Dec 2010

Jupira Lucas Zucchetti
jupirazucchetti@ig.com.br


“Já pararam para perceber como existe preconceito. Sendo que alguns deles a gente nem percebe, mas estão lá. Outro dia mesmo estava  lendo um texto de uma editora num site qualquer que dava a entender mais ou menos o seguinte: "se você não é especialista no assunto nem olhamos...”. Do tipo: um advogado não pode escrever poesias, simplesmente porque na cabeça de quem lê ou vê um advogado somente pode  escrever petições ou aquelas súmulas chatas que ninguém que não é da área gosta de ler, e que portanto, ele (advogado) jamais teria sensibilidade para escrever poesias, ou mesmo romances. Isso não é preconceito?? Ou seja,  um médico então somente pode atuar na medicina?? Se ele por exemplo  resolver pintar quadros jamais poderá fazer uma exposição, simplesmente porque ele não é do ramo e muito menos conhecido?? Não é preconceito?? Infelizmente a nossa sociedade está muito
atrelada a modelos padronizados, se aparece algo diferente, por medo, insegurança as pessoas rejeitam.

Um ou outro exemplo bem clássico é o preconceito contra os homossexuais. Se a gente for analisar e observar, pelo fato de muitos apresentarem um comportamento nada sociável, como a vulgaridade por exemplo, a sociedade já toma como todos sendo assim, e há rejeição e preconceito de uma forma bem massacrante.

Se for assim então,  teriamos então que ter preconceito contra os homens e mulheres que são adulteros. Não é mesmo?? Ou será que o adultério, a traição é permitida, é liberada?? Porque de acordo com pesquisas que não faz tanto tempo que foram divulgados na midia, a AIDS tem se propagado mais entre as mulheres heterossexuais, justamente pela traição de seus companheiros que levam a doença para casa. E aí?? Como faz?? Se a sociedade não repensar muitos de seus valores infelizmente a juventude de hoje será a “velharia” de amanhã, não em termos de idade, mas sim de pensamentos arcaicos e
padronizados.”

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 914 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 35.403 casos no total, destes, 21.896 pacientes estão recuperados, 13.007 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 500 pacientes foram a óbito.

Notificação

BRK é notificada pela segunda vez na mesma semana por desabastecimento de água

Os consumidores ficaram 36 horas sem o fornecimento de água entre os dias 6 e 8 de agosto. A oscilação na pressão da água, também foi relatada pelos usuários.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira