Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Emprego

Caged aponta crescimento constante na evolução do emprego no Tocantins

14 Jan 2020
Divulgação Caged aponta crescimento constante na evolução do emprego no Tocantins

O Estado do Tocantins fechou 2019 registrando variação positiva na criação de postos de trabalho, segundo apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).  Até novembro, o Estado atingiu um   percentual de 1,90% de evolução de vagas de empregos, contra 1,70 em 2018.  Foram admitidas no período 67.767 pessoas e demitidas 64.204 pessoas, com um saldo de 3.563 vagas ocupadas.

O setor que se destacou no número de ocupações em 2019 foi o de serviços, que vinha perdendo espaço na economia, com saldo positivo de 1.782 contratações. O comércio vem logo em seguida, com saldo positivo de 1.701 novos postos de trabalhos ocupados, resultado da contratação de 20.391 trabalhadores e demissão de 18.690 pessoas.

Na terceira colocação, vem a Agropecuária, com a admissão de 11.144, e demissão de 10.098 trabalhadores, com saldo positivo de 1.046 ocupações   até novembro de 2019, número bem superior ao total registrado no ano anterior, que registrou saldo de 195 vagas. Pelo segundo ano consecutivo, o único que apresentou retração foi o setor da Construção Civil que registrou um saldo negativo de –1.617 em demissões.

Os números comprovam que o Estado vem registrando crescimento constante na evolução de empregos. Em 2018, foram admitidas 72.631 pessoas e demitidas 69.588 pessoas, com um saldo de 3.043. Os setores que mais se destacam no saldo positivo no ano são: Serviços com 1.981 contratações e Comércio com 936.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, o Governo do Estado do Tocantins vem adotando um jeito novo de caminhar para gerar oportunidade de emprego e renda para as pessoas. “O governador Mauro Carlesse tem feito a sua parte que é equilibrar as contas, elevando a categoria das letras de classificação do Estado, e por consequência, isto gerou uma segurança política, agregada à jurídica, despertando no empresário a coragem e a vontade de fazer novos investimento ou de expandir suas atividades “, afirmou.

A expectativa para 2020, ressalta Tom Lyra, é que a Economia do Estado continue crescendo impulsionada pelos investimentos em infraestrutura, somado ao equilíbrio fiscal nas contas públicas. 

 “Seguramente 2020 vai ser um dos melhores anos para o Estado do Tocantins porque começamos o ano com o Estado bem classificado juntos aos órgãos federais, com registro de aumento na arrecadação, e empréstimos já concedidos, o que vai permitir novos investimentos em infraestrutura e, consequentemente, trazendo reflexos positivos na economia com a geração de mais emprego e renda”, acrescentou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira