Monday, 24 de June de 2019

GERAL


Caminhos não trilhados

15 Dec 2009

Faustino Vicente *

Quando, pela primeira vez, o cavaleiro  não conseguiu alcançar o trem em velocidade, o mundo dava o tiro de partida para uma corrida...sem linha de chegada. A sucessão de descobertas científicas  e de invenções tecnológicas provocaram significativas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, nos quatro cantos do planeta.

As incessantes mudanças nos levam a crer que “a beleza de ser um eterno aprendiz” deixou de ser apenas um belíssimo verso poético, para se transformar numa desafiadora exigência, que pode nos conduzir à uma carreira bem sucedida,prazerosa e duradoura. Mais difícil do que chegar ao topo do Monte Everest (8.848 metros) é permanecer lá...por algum tempo.

Como todo ser vivo tem tendência a criar hábitos, “uma disposição adquirida, pela repetição,para conservar ou reproduzir,com facilidade crescente,atividades exercidas anteriormente” é cautelar estarmos atentos para não nos acomodarmos e, consequentemente, nos tornarmos descartáveis profissionalmente.

Para que possamos crescer, no mundo empresarial, é de fundamental importância que nos conscientizemos que as competências ecléticas  encontram-se na arte de se comunicar, lidar e motivar pessoas, na prática da liderança compartilhada e no “cirúrgico”  foco em resultados.

Embora tenhamos consciência da importância em  promovermos mudanças em nossas atitudes, nem sempre as conseguimos, pois parece que  o universo conspira contra nossa vontade. Apesar da obediência as leis em vigor, do cumprimento das normas de procedimentos nas empresas e do respeito às convenções sociais temos que inovar, pois o mundo é dos curiosos.

Como agente motivador para nos aventurarmos por caminhos não trilhados, destacamos o pensamento do célebre filósofo e psicólogo estadunidense,  William James (1842-1910); “95% de nossa atividade é puramente automática e habitual”. Ah! O sucesso e a felicidade encontram-se na caminhada, não na chegada.

* Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva)  - São Paulo – Brasil 

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

Cenário político de Palmas: “aparentar ser ” e o “fazer de fato”

É fato que a campanha eleitoral de 2020 já começou. As pedras já estão se posicionando no tablado. Até o momento, de oficial mesmo, somente a candidatura à reeleição da prefeita Cinthia


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira