Saturday, 26 de September de 2020

GERAL


Boas novas

Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos cursos profissionalizantes promovidos pela Setas em 2019

01 Dec 2019
Carlessandro Souza/Governo do Tocantins Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas nos cursos profissionalizantes promovidos pela Setas em 2019

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), encerra nesta sexta-feira, 29, a oferta de cursos de capacitação profissional para o ano de 2019, com um saldo bastante positivo. Os cursos e as palestras realizados pela Gerência de Capacitação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins atenderam 1.512 pessoas em 2019; já os cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atenderam 3.475 pessoas. Juntas, as capacitações profissionais beneficiaram 4.987 pessoas somente neste ano.

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Messias Araújo, comemorou os dados e enfatizou que a iniciativa cumpre a orientação do governador Mauro Carlesse em atender toda a sociedade com capacitações profissionais. “Esses cursos melhoram os índices de desenvolvimento do trabalhador e, com isso, o empregador tem gente preparada para o serviço e o trabalhador tem melhor qualidade de vida”, declarou.

A empreendedora Marta Ribeiro, do ramo de alimentos, participou de diversas capacitações e disse que ficou satisfeita inclusive com o atendimento no pós-curso. “Entrei com um empreendimento na área da alimentação e agora já tenho dois outros projetos encaminhados. Temos acesso aos professores no pós-curso, que nos auxiliam bastante. Você não faz o curso e fica jogado no mundo, existe todo um acompanhamento”, ressaltou.

Quem também revelou que tem motivos para comemorar é a empreendedora Geltrudes Alcântara, de 65 anos, que está no ramo de cosméticos há quase cinco décadas e resolveu participar dos cursos para melhorar o atendimento no seu negócio. Ela parabenizou o Governo do Estado pela oferta gratuita de cursos e disse que o maior ganho não é o financeiro e sim no campo emocional. “A partir da hora que você faz um curso, a sua autoestima aumenta, e se a sua autoestima está alta, tudo melhora”, enfatizou.

Primeiro emprego

Muitas pessoas que participam dos cursos de capacitação profissional estão em busca do primeiro emprego. De acordo com o palestrante e orientador profissional, A'Eronssaytt de Oliveira, quem busca se qualificar está no caminho certo. “O empresário, além de valorizar pessoas que estão estudando e buscando se desenvolver, busca pessoas que verdadeiramente aplicam aquilo que aprenderam nas equipes, nos grupos e nas organizações”, alerta.

E é isso o que pretende a estudante, Dhiovana Medeiros, de 20 anos, que está em busca do seu primeiro emprego formal. “Pretendo me qualificar, fazer o meu currículo e conquistar uma boa vaga no mercado, de forma mais rápida. Acredito que se você tem cursos, você tem mais oportunidades”, destacou.

O estudante Guilherme Araújo, de 17 anos, que está fazendo o seu primeiro curso de capacitação profissional e também está em busca do seu primeiro emprego, pensa da mesma forma. “Vim para ter uma experiência maior, um conhecimento maior sobre marketing pessoal, que é uma área muito importante para quem está procurando emprego”, afirmou.

Inclusão Produtiva

O Governo do Tocantins também está atento àquelas pessoas que fazem parte das famílias atendidas por programas sociais, e que têm interesse em ter o seu próprio negócio. Por isso, foram ofertados diversos cursos na área da beleza, da alimentação, vestuário e artesanato, estimulando o surgimento de novos empreendimentos da economia solidária.

A aluna do curso de Maquiagem e design de Sobrancelhas, realizado em Porto Nacional, Luana Araújo, considera importante aproveitar a oportunidade para se qualificar e mudar de vida. “Temos que aproveitar toda forma de nos qualificarmos já que hoje em dia está difícil para a gente se encaixar na sociedade. A gente vive procurando o que fazer da nossa vida, então toda oportunidade que aparecer temos que aproveitar. Se soubermos levar o conhecimento desse curso adiante, com certeza dá para mudar de vida”, afirma.

Durante todo o ano, foram ofertados 18 cursos diferentes pela Gerência de Capacitação do Sine Tocantins nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. Já os diversos cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atingiram o público de 53 municípios do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira