Monday, 26 de August de 2019

GERAL


Atuação

César Halum lança obra sobre origem das cidades tocantinenses

12 Jun 2008

Estava previsto para acontecer na quarta feira, 11, o lançamento do livro “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, do deputado estadual César Halum (DEM), no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. Ex-professor e médico veterinário, Halum descreveu em forma de almanaque a história de 139 municípios, sendo que destes, em 20 ele esteve pessoalmente, e passou a compilar informações acerca de suas origens. Há quem diga que a obra trata-se de um guia informativo sobre as curiosidades das remotas cidades do Estado, pois traça um panorama sobre a fundação, até a eleição do primeiro prefeito, em seguida explica a origem do nome, do gentílico para os habitantes do lugar, além de telefones para contato e endereço eletrônico. No livro também constam outros dados como pontos turísticos e distância geográfica da capital. Dados estes que nem mesmo o próprio Estado possui.

O autor de “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, buscou na vida profissional, ainda na condição de médico veterinário, o estímulo para compor a obra e ingressar na vida política, a fim de conhecer mais o Estado. Vereador eleito em 1988, depois suplente de deputado, prefeito em Araguaína e deputado estadual desde 2002, Halum afirma que começou a compor a obra em agosto do ano passado, e veio a lançar este ano devido a extensão do processo de pesquisa que, segundo ele, contou com a ajuda de seus amigos e colegas de seu gabinete.

O autor afirma que em alguns casos havia problemas para checar dados como as datas de comemorações de aniversários, pois esta poderia divergir da data da lei que a criou, para isso bastava pesquisa e checagem dos dados na íntegra. O autor ouviu diversos moradores antigos das cidades para compor esta que pretende ser uma obra que guiará os curiosos acerca da origem do Estado.

O prefácio, assinado pelo professor Ruy Rodrigues, uma das personagens que lutaram pela criação do Tocantins e um dos fundadores da Casa do Estudante do Norte Goiano (Cenog) na década de 70 e 80, chama a atenção para a questão da formação de uma identidade como a principal contribuição do livro. Segundo Halum, o livro é uma compilação de dados obtidos na internet, enciclopédia, dos sites governamentais e de fontes orais de moradores antigos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira