Wednesday, 22 de January de 2020

GERAL


Educação Superior

Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins

13 Dec 2019
Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou quinta (12) o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do ano de 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Inep.

 

O Enade 2018 avaliou 27 áreas e no Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra acadêmicos de cinco cursos realizaram o exame. Os dados apresentados revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos Cursos de Graduação e das Instituições de Educação Superior (IES). A avaliação é um indicador como um Enem para o ensino superior.

 

Os cursos avaliados foram Administração (CPC 4), considerado o melhor curso do Tocantins e o 8º melhor da região norte; Ciências Contábeis (CPC 4) sendo o melhor curso do Tocantins e o 5º melhor do Norte; Direito (CPC 3), Psicologia (CPC 4) revelado como o melhor curso do estado e o 9º melhor da região Norte e Serviço Social (CPC 3). O Ceulp/Ulbra foi avaliado como a melhor instituição de ensino do Tocantins.

 

O IGC é calculado anualmente e leva em conta aspectos como a média dos CPCs do último triênio; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação  stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O Centro Universitário teve um aumento na avaliação final de 2,88 para 2,97. Para conferir os resultados basta acessar o portal.inep.gov.br.

 

Para o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiariani da Silva, “o resultado demonstra o processo de evolução no IGC, reflexo da melhoria contínua nos processos acadêmicos e administrativos. Parabenizo aos alunos, egressos , docentes e colaboradores, pois são os responsáveis por sermos a melhor Instituição de Ensino do Estado do Tocantins. Nossa missão é sermos uma comunidade de aprendizagem e este desempenho evidencia a nossa contribuição para a sociedade desta capital e Estado”, finaliza Chiarani

 

A diretora acadêmica do Ceulp, Parcilene Fernandes de Brito, diz que os resultados comprovam a qualidade do ensino, “uma qualidade que não é fruto de um mero acaso, mas de um trabalho contínuo e comprometido dos professores e gestores da instituição. Esse resultado pode ser evidenciado, especialmente, pelo reflexo positivo dos nossos egressos no mercado de trabalho e/ou na continuação de seus estudos em programas de mestrado e doutorado, pelos trabalhos desenvolvidos para a comunidade a partir dos serviços prestados nas clínicas, escritórios modelos e laboratórios, e por pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Comemoramos com uma imensa alegria e com a certeza de que estamos no caminho certo”, relata Parcilene.

 

Enade

Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

 

O Ceulp parabeniza a todos os professores, acadêmicos e colaboradores que a cada dia buscam conhecimento para construir excelentes resultados.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

CNC: intenção de consumo das famílias tem melhor janeiro desde 2015

Em relação ao mesmo período de 2019, crescimento foi de 1,2%


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira