Friday, 18 de October de 2019

GERAL


Avanço

Cirurgia com auxilio de neurolocalizador é realizada com sucesso no HGPP

01 Dec 2012

Uma equipe de Neurocirurgiões do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, comandada pelo neurocirurgião e coordenador da neurocirurgia do Hospital, Marcio Figueiredo, realizou na manhã desta sexta-feira, 30, procedimento inédito no Tocantins na paciente M. M. de 28 anos, utilizando um neurolocalizador, equipamento que auxilia na realização de cirurgia neurológica para retirada de tumores cerebrais.

Segundo o médico que realizou o procedimento, a cirurgia foi bem sucedida e durou cerca de cinco horas. A paciente será encaminhada para uma UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, onde ficará em observação até que possa ser transferida para enfermaria.

De acordo com a descrição feita pelo neurocirurgião, o equipamento se assemelha a um aparelho de GPS, o qual realiza um mapeamento da área afetada, permitindo então a localização exata do tumor a ser retirado. “Essa exatidão diminui o tempo de cirurgia e, conseqüentemente, os danos ao paciente”, esclarece.

O equipamento foi disponibilizado pela empresa que desenvolveu essa tecnologia via solicitação da coordenação da neurocirurgia e é a primeira vez que uma cirurgia é feita com o auxilio desse equipamento no Estado. Para o neurocirurgião Marcio Figueiredo “existe um interesse do Hospital em adquirir este equipamento uma vez que ele seria de suma importância na realização desse tipo de cirurgia. Hoje o Hospital Geral de Palmas tem uma demanda de 100 a 150 cirurgias, por ano, para retirada de tumores cerebrais”, ressalta.

A Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva lembra que o empenho do Governo do Estado em melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário para segurança do atendimento é constante e que, já iniciou o processo licitatório para aquisição do equipamento, “uma vez que o mesmo equipamento, de acordo com informações da Diretoria do Hospital, seria utilizado também em cirurgias ortopédicas”, disse Vanda.

O investimento com essa tecnologia seria em torno de R$ 400 mil reais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Proteção de Indígenas

MPF/TO recomenda providências para proteção de indígenas isolados avistados na Ilha do Bananal

A população avistada provavelmente é do povo Avá-Canoeiro, também conhecido regionalmente como “Cara Preta”.

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira