Tuesday, 23 de April de 2019

GERAL


Brasil

CNMP apresenta proposta de ação para segurança pública em reunião da ENASP

07 May 2010

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apresentou ontem, 5 de maio, sua proposta de ação integrada para a segurança pública aos órgãos que irão o compor a Plenária da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). O CNMP propõe medidas conjuntas com o objetivo de agilizar os procedimentos de investigação, denúncia e julgamento dos crimes de homicídio.
 
A proposta de ação do CNMP já havia sido apresentada durante o lançamento da ENASP, em fevereiro de 2010, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) propôs a criação de um plano de ação integrada para acabar com as prisões em delegacias e o Ministério da Justiça (MJ) sugeriu a criação de um cadastro nacional de mandados de prisão e de apreensão de adolescentes, passível de alimentação e consulta por todos os órgãos integrantes da Enasp.
 
Na reunião de ontem, em que estiveram presentes os conselheiros Cláudio Barros, Cláudia Chagas, Mario Bonsaglia e Taís Ferraz e diversos representantes dos Ministérios Públicos estaduais, foram definidas as regras de funcionamento da Enasp. Ficou decidido, por exemplo, que as ações serão desenvolvidas a partir do funcionamento de três grupos temáticos: um sobre prisões e execução penal, coordenado pelo CNJ; outro para tratar de persecução penal, sob a coordenação do CNMP; e o terceiro, sobre sistemas de informação penal, coordenado pelo Ministério da Justiça. Também já ficaram agendadas reuniões desses grupos, que serão, respectivamente, nos dias 17, 21 e 28 e maio.
 
Durante a apresentação da proposta do CNMP, feita pela conselheira Taís Ferraz, ela apresentou dados que mostram que o aumento da criminalidade tem como causas diretas a impunidade e a falta de coordenação dos órgãos integrantes do Sistema de Justiça. Ela sugeriu como possíveis metas a serem discutidas pela Enasp a eliminação dos sub-registros nos crimes de homicídios, de modo que toda comunicação de morte violenta corresponda a um inquérito; a redução nos prazos de tramitação dos inquéritos e dos ajuizamento de ação em homicídios dolosos; e o julgamento  de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2007, que ja é meta de planejamento do Poder Judiciário. (Informações da ascom/CNMP)

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira