Friday, 19 de October de 2018

GERAL


Soja

Começa o período do plantio de soja nas Várzeas Tropicais

20 Apr 2018    15:26
Começa o período do plantio de soja nas Várzeas Tropicais

A partir desta sexta-feira, 20, está liberado o plantio de soja destinado a sementes ou pesquisas nas Várzeas Tropicais, uma área contínua de potencial produtivo de mais de 1 milhão de hectares. A região abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Cristalândia, Guaraí e Dueré. A medida está prevista na Portaria nº 164 de 2 de maio de 2016, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que determina ainda que o prazo será encerrado no dia 15 de junho. Na região, em 2017 foram produzidas 157,17 mil toneladas da oleaginosa, em uma área de 57,21 mil hectares, envolvendo 87 propriedades rurais. A produção abastece o mercado interno e os estados de Mato Grosso, Bahia, Maranhão, entre outros.

Para garantir a sanidade das culturas, a Agência tem monitorado continuamente 100% da área plantada com visitas técnicas semanais, que resultaram em 1.073 fiscalizações em 2017. “As Várzeas é um celeiro produtivo de alta qualidade, por isso, temos ações específicas para atender à demanda daquela região. Isto gera credibilidade e faz com que o Tocantins tenha autorização para plantar nesta época do ano, uma vez que no restante do país o plantio é proibido”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, que retornou ao cargo na manhã desta sexta-feira.

De acordo com o responsável técnico do programa de grandes culturas da Adapec, Cleovan Barbosa, o cadastro da lavoura de soja é obrigatório e o produtor deve fazê-lo nas unidades da Agência, munido de toda documentação exigida, devidamente preenchida. A documentação está disponível para download no site:  www.adapec.to.gov.br .

“Os dados permitem a atualização das áreas de plantio e mais controle sobre a produção da oleaginosa, pois o monitoramento é realizado desde a semeadura até a colheita, que deverá ser encerrada até 10 de outubro”, explicou o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo.

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para 2018, a área estimada para produção é a mesma do ano passado, em torno de 57,21 mil hectares, porém a estimativa calcula uma perda de 3,4% na produção.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

30

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

30

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

32

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Adapec Soja Conab

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Educação

Professor do Tocantins vence Prêmio Professores do Brasil 2018

O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

Recursos

Governador e bancada federal discutem prioridades para destinação de emendas

Mauro Carlesse garantiu que entre as prioridades para 2019, a primazia será para as áreas da educação, saúde e segurança pública



Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população

Ação já atendeu cerca de 300 clientes atendidos e substituiu 900 lâmpadas comuns por LED


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas

A ação tem como objetivo a Verificação Anual Periódica, por meio dos instrumentos de medição e visa a concorrência leal no mercado, assegurando equipamentos aferidos que proporcionam as mesmas condições de trabalh


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira