Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Economia

Comerciantes palmenses enxergam a economia com menos otimismo, aponta ICEC

08 Jul 2019    15:56

A variação mensal do item que analisa a visão dos empresários sobre as condições atuais da economia sofreu um recuo de -3,9%. Esta foi a maior queda identificada na pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de junho, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 

Este é um dos nove itens avaliados mensalmente pela ICEC e retrata como os comerciantes palmenses enxergam o cenário econômico atual. No mês de referência, esse item alcançou 106,4 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos. Nesta pesquisa, o índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.

 

“Se formos olhar para a variação anual, esse item cresceu 42,1% em comparação com o resultado do mesmo mês de 2018, mas a queda mensal preocupa, pois nos afasta ainda mais da total recuperação da economia”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso. “Estamos sim, melhores que no ano passado, mas é notável uma tendência de queda na pesquisa”, conclui.

 

ICEC

 

O principal indicador da pesquisa também caiu em junho (130,5 pontos) e ficou -1,2% menor que o resultado de maio (132,2 pontos). Esta é a terceira queda consecutiva da ICEC, que adota uma metodologia composta por um conjunto de perguntas qualitativas referentes à economia, ao setor do comércio e às empresas, que tem como intuito antecipar os resultados das vendas do comércio varejista.

 

(Ascom Fecomércio Tocantins)

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira