O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Sustentabilidade

11/12/2019

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Representantes da Sociedade Civil, Poder Público e Usuários escolheram nesta terça feira, 10, a nova mesa diretora que vai administrar o Comitê das Bacia Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda pelos próximos três anos. O processo eleitoral foi realizado no município de Araguaína e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com um membro da Sociedade Civil e um Usuário.

No primeiro momento foram escolhidos os representantes dos três setores que compõem o colegiado. Logo em seguida a comissão eleitoral deu posse aos representantes setoriais eleitos e iniciou o recebimento das inscrições dos interessados em concorrer aos cargos diretivos. A chapa vencedora ficou representada com os seguintes titulares: presidente Mario Roberto (Sociedade Civil); vice-presidente Fernando Everton (Usuário) e secretária executiva Ayranan Anunciação (Poder Público). Eleitos por unanimidade pelos presentes, esses serão os responsáveis pela gestão do Comitê.

O presidente eleito, Mario Roberto, destacou que “estar presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda é um grande desafio, principalmente pelo trabalho desenvolvido com muitas instituições e com pessoas de pensamentos diferenciados. Temos a partir de agora o compromisso de estabelecer uma mesma linha de pensamento para que possamos sentar e discutir assuntos referentes aos recursos hídricos e as boas ações voltadas para a preservação do meio ambiente”. Ainda segundo o presidente, o papel do Comitê é estar presente apoiando e prestando um serviço de qualidade para a comunidade. “Temos a certeza que vamos desempenhar um bom trabalho dando continuidade ao que já vinha sendo feito pelo nosso antecessor, principalmente porque temos parceiros que vão nos ajudar nessa jornada”, afirmou.

Durante a eleição, Agreste Bonival, que presidiu o Comitê nos últimos seis anos, lembrou as dificuldades do começo da gestão. “Quando nós assumimos o Comitê na primeira diretoria não tínhamos um norte definido e desde então fomos aprendendo dia após dia com os erros e acertos. Essa gestão que assume a partir de agora são pessoas capacitadas para a missão porque já nos acompanham há algum tempo e cada um sabe fazer a sua parte”, pontuou.

Ainda segundo o ex-presidente, “essa nova gestão sabe que a diretoria depende muito do respaldo da plenária para poder continuar trabalhando e a divulgação das atividades dentro da Bacia deve continuar sendo uma das principais metas”.

A gerente de gestão de recursos hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, foi uma das coordenadoras do processo eleitoral e ressaltou que “essa nova gestão vai precisar de contato direto com os representantes dos setores para ouvir as demandas e encaminhar as solicitações para a plenária em busca das soluções”.

Participaram do processo eleitoral os membros titulares das cadeiras do Poder Público: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins/Araguaína); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins/Araguaína); dos municípios de Babaçulândia, Ananás, Darcinópolis, Piraquê, Angico e Xambioá. Membros da Sociedade Civil: Associação dos Guardiões do Rio Lontra (Araguaína); Associação dos Barqueiros de Babaçulândia; Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentado Barra do Lontra; Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Projeto de Assentamento (PA) Barra do Lontra (Xambioá) e a Associação dos Produtores Rurais PA Caçador (Xambioá). Usuários: Gelnex Indústria e Comércio (Araguaína); LKJ Frigorífico (Araguaína); Brk Ambiental (Araguaína) e Colônia dos Pescadores Z 24 (Aragominas).

Comitê de Bacia

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os Comitês devem integrar as ações de todos os Governos no âmbito da União, do Estado e dos Municípios, propiciando o respeito aos diversos ecossistemas naturais, promovendo a conservação e recuperação dos corpos d´água e garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos hídricos.
Assuntos Relacionados
#Lontra
Confira Também
Norte

Rio Lontra: mesmo com visibilidade zero, bombeiros militares recuperam corpo de pescador desaparecido

Meio ambiente

Governo do Tocantins participa da capacitação no plano de recuperação de áreas degradadas realizada pelo Comitê das Bacias dos rios Lontra e Corda