Saturday, 24 de August de 2019

GERAL


Opinião

Como deixar de se importar?

11 Feb 2019    13:09

Aquilo que não damos importância, não nos toca. Não é preciso frisar isso: sabemos que, quando não temos conexão com algo, pouco importa o rumo que as situações tomam. Afinal, aquilo não nos dá a sensação de pertencimento. Porém, aquilo que nos é importante, por sua vez, nos faz sentir parte. Nos envolve. Faz-nos pensar o tempo todo a respeito e nos aprisiona naquele círculo – vicioso, por que não?

Partindo-se desse princípio, de sermos parte daquilo que nos toca, será que realmente temos nos permitido sermos tocados pelo que realmente vale a pena?  Ou estamos vivendo cercados de ilusões, as quais nos agarramos, tentamos segurar, mas são tão fugazes que só existem pois nós permitimos que elas continuem a existir?

Quantas velhas concepções nós continuamos agarrados com medo de buscar ver além? Quantos primeiros passos não damos, com medo de perdemos o “caminho” já conhecido – e, por isso, cômodo? Quantas relações acreditamos que nos são importantes, mas na verdade insistimos em manter contato pelo comodismo – mesmo sabendo, muitas vezes, que estamos dispendendo tempo e energia por alguém que sequer se preocupa em perguntar como estamos?

Como deixar de se importar com aquilo que nos machuca, mas insistimos, com medo de perder? Será que estamos acostumados a sentir a dor e, por isso, com medo de sentir o vazio ao rompê-la, continuamos a fazer nós em laços já desfeitos há muito tempo? São perguntas que podemos nos fazer. Afinal, deixar de se importar com o que julgamos importante, mas sabemos não ser, requer uma boa dose de auto enfrentamento. Estamos preparados?

Juliano Schiavo é jornalista, escritor, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente. 
Americana-SP

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira