Friday, 22 de February de 2019

GERAL


Opinião

Como deixar de se importar?

11 Feb 2019    13:09

Aquilo que não damos importância, não nos toca. Não é preciso frisar isso: sabemos que, quando não temos conexão com algo, pouco importa o rumo que as situações tomam. Afinal, aquilo não nos dá a sensação de pertencimento. Porém, aquilo que nos é importante, por sua vez, nos faz sentir parte. Nos envolve. Faz-nos pensar o tempo todo a respeito e nos aprisiona naquele círculo – vicioso, por que não?

Partindo-se desse princípio, de sermos parte daquilo que nos toca, será que realmente temos nos permitido sermos tocados pelo que realmente vale a pena?  Ou estamos vivendo cercados de ilusões, as quais nos agarramos, tentamos segurar, mas são tão fugazes que só existem pois nós permitimos que elas continuem a existir?

Quantas velhas concepções nós continuamos agarrados com medo de buscar ver além? Quantos primeiros passos não damos, com medo de perdemos o “caminho” já conhecido – e, por isso, cômodo? Quantas relações acreditamos que nos são importantes, mas na verdade insistimos em manter contato pelo comodismo – mesmo sabendo, muitas vezes, que estamos dispendendo tempo e energia por alguém que sequer se preocupa em perguntar como estamos?

Como deixar de se importar com aquilo que nos machuca, mas insistimos, com medo de perder? Será que estamos acostumados a sentir a dor e, por isso, com medo de sentir o vazio ao rompê-la, continuamos a fazer nós em laços já desfeitos há muito tempo? São perguntas que podemos nos fazer. Afinal, deixar de se importar com o que julgamos importante, mas sabemos não ser, requer uma boa dose de auto enfrentamento. Estamos preparados?

Juliano Schiavo é jornalista, escritor, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente. 
Americana-SP

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira