Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Comprometer os candidatos a prefeito

29 Jul 2008

Estamos vivendo uma constante transição democrática. Aos poucos, vamos aprendendo a viver este jogo democrático, aprendendo suas regras, escolhendo os jogadores e técnicos por suas estratégias. As instituições não-governamentais também estão aprendendo a participar, como fez a Igreja colhendo assinaturas para o abaixo-assinado que se transformou em lei contra o uso do poder econômico.

O pesquisador Arthur Lupia, da Universidade de Michigan, Estados Unidos da América, já demonstrou que mesmo o mais simples eleitor consegue reunir elementos para votar bem, baseando-se naquilo que chamamos de formador de opinião, não achei o correspondente bom na língua inglesa.

Assim, os que estão lendo estas linhas sabem que são formadores de opinião, e muitos cidadãos comuns utilizarão sua análise para votar. Por isso, sua importância é muito grande, isso se quiser construir um país pujante.

Todos nós devemos melhorar nosso nível de cobrança aos candidatos a prefeito e a vereador, para depois fazer o mesmo com os candidatos aos demais cargos públicos eletivos.

Então, devemos exigir do candidato um Plano de Governo de boa qualidade, com projetos bem feitos e evitar aqueles que parecem ser apenas planos de intenções. Como se diz, de boas intenções... Um bom plano deve ser precedido de uma boa análise do problema que se vai resolver, conter a solução, aquilo que se vai fazer, quem vai executar, quais os profissionais envolvidos, e com todas as fases cronologicamente determinadas.  Quanto vai custar e de onde virá o recurso. E o que se vai ganhar com o projeto.

Precisamos avaliar criteriosamente todas as obras principais que cada candidato pretende realizar nos quatro anos.

Além disso, nossa atenção deve voltar-se para a redução dos custos da máquina administrativa, em como o candidato vê o desperdício do governo e quais as principais ações que executará.

E qual a visão do candidato sobre o valor dos impostos e das taxas? Castigar sem dó! Estão supervalorizadas? Deve-se dar preferência àqueles que pretendem reduzir impostos e taxas. O candidato deve possuir uma análise explicitando quais as metas, de quanto e quando será.

Outro ponto importante é como o candidato tratará os problemas sociais, quais as obras sociais que fará? Quanto custarão? Quando entrará em operação? E de nada importa isso se não houver empregos, essa é uma questão-chave. Juntamente com a Educação, afinal, não há progresso sem universidades.

Procure ainda no Plano dos candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, se há proposta de leis que conceda incentivos na forma de redução de impostos ou financiamento ou ainda fornecimento de equipamentos, gratuitamente, ou preços subsidiados.

Veja ainda se previu a existência de incentivos para o uso eficiente da água potável e também das águas das chuvas, a construção de cisternas e a devolução de águas das chuvas ao subsolo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira