Friday, 24 de May de 2019

GERAL


Dona Raimunda

Defensoria Pública destaca a atuação de Dona Raimunda pela coletividade e defesa dos direitos dos cidadãos

08 Nov 2018    10:56

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) emitiu nesta quinta-feira, 8, nota de pesar pelo falecimento de Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Na nota, a Instituição fala sobre a importante atuação da líder comunitária nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais e destaca: “(...) a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.


Dona Raimunda faleceu na noite de ontem, 7, em São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio. 

 


Leia, a seguir, a nota de pesar,  na íntegra:

 


 

 

Palmas – TO, 8 de novembro de 2018

 

NOTA DE PESAR


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lamenta, com imenso pesar, o falecimento da ativista e líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela faleceu na noite desta quarta-feira, 7, aos 78 anos, na cidade em que morava, São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio.

 

Dona Raimunda sempre foi atuante nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais, repassando seus conhecimentos a outras gerações, na luta pela igualdade e inclusão social. Mais do que expoente da luta das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, Dona Raimunda representou a mulher trabalhadora rural com destaque nacional e internacional, tanto que por sua atuação recebeu, entre outros, o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal, e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Inteligente, atuante e com extremo senso sobre a importância da coletividade, a ativista rompeu fronteiras de sua própria cultura e viajou por países como a Índia, Canadá, EUA e França levando sua defesa no que se refere aos direitos humanos e fundamentais.

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins solidariza-se com a família, amigos e toda a comunidade da região de dona Raimunda, desejando conforto, fé e força. E por tudo que Dona Raimunda representa, a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.

 

 

 Defensoria Pública do Estado do Tocantins





COMPARTILHE:


Confira também:


Visita

Bolsonaro faz sua primeira viagem ao Nordeste

A agenda do presidente começa em Recife onde participa da reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira