Thursday, 24 de September de 2020

GERAL


Saúde

Defensoria Pública recomenda a regularização de atendimentos de cardiologia no HGP

11 Sep 2020
Divulgação Defensoria Pública recomenda a regularização de atendimentos de cardiologia no HGP

Por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), expediu Recomendação à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicitando a regularização da oferta de cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas (HGP). O expediente foi motivado pela detecção de que 12 pessoas aguardam para serem submetidas a procedimentos cirúrgicos cardiológicos na unidade hospitalar.


Por conta da demora na realização dos procedimentos, o Nusa requer que seja regularizado o serviço de cardiologia e a realização de procedimentos cirúrgicos no HGP, além de demais procedimentos cardíacos pertencentes ao rol contemplado no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).


Por meio da Recomendação, apresentada nesta quinta-feira, 10, o Nusa solicitou, também, informações acerca da pactuação com o Hospital Dom Orione de Araguaína, sobre quais procedimentos cardiológicos pactuados que ainda encontram-se em vigor.  “Com relação descritiva e cópias dos termos de todos os convênios firmados, repasses de recursos financeiros, faturas ou comprovantes de pagamentos realizados ao hospital dos procedimentos cardíacos realizados”, aponta o pedido da Defensoria Pública.


Foi demandada, ainda, a relação dos pacientes que aguardam procedimentos cardiológicos de alta complexidade e o tempo de espera de cada um.


O Nusa questionou, também, se persiste a falta de materiais e equipamentos no HPG e se ainda há processo licitatório em aberto, além de quais as medidas foram adotadas para a regularidade do fornecimento.


Conforme a recomendação, o Estado tem dez dias para prestar as informações acerca dos requerimentos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 670 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 199.194 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.354 casos confirmados. Destes, 48.564 pacientes estão recuperados, 15.889 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 901 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira