Tuesday, 14 de July de 2020

GERAL


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro

22 Aug 2019
Divulgação Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO), Mozart Felix, esteve presente em uma audiência com o Ministro Sérgio Moro, nesta quarta-feira, 21, em Brasília, acompanhando o Delegado de Polícia Civil, Bruno Boaventura e o Delegado e Diretor da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Rodolfo Laterza.

 

O encontro foi solicitado ao Ministro pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) para mostrar a realidade atual da Polícia Civil do Tocantins ao Ministério da Justiça, após as ingerências políticas que vêm sendo cometidas pelo governo do estado desde novembro de 2018. Na ocasião foram apresentadas ações, em uma linha do tempo, que têm provocado o enfraquecimento da investigação contra a corrupção na Administração Pública. Dentre os atos de perseguição apontados estão a exoneração de todos delegados regionais, a publicação do Decreto da Mordaça e do novo Estatuto da Polícia Civil, criação do Relatório de Atividades Funcionais (RAF), tentativa de exoneração do Delegado Mozart Felix, que também é líder classista, e a extinção da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (DRACMA).

 

Segundo o Delegado Bruno Boaventura, o encontro despertou expectativas de melhorias. “Apresentamos toda a situação da Polícia Civil do Tocantins ao Ministro Sérgio Moro e ele demonstrou preocupação. Ressaltamos ainda que somos destaque nacional pela investigação contra a corrupção na Administração Pública e por isso a nossa Polícia está sendo desmontada aos poucos. Acredito que teremos mudanças que vão surtir efeito! Estávamos sendo sufocados e não tínhamos a quem recorrer, então o deputado Vicentinho Júnior disponibilizou este espaço para buscarmos mudar esta situação”, comenta.

 

Esclarecimentos

 

O Presidente do Sindepol/TO, Mozart Felix, ressalta ainda que no encontro foi discutida a realização de uma audiência pública, na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados que “debaterá essas questões as quais os Delegados de Polícia Civil do estado vêm sendo submetidos. Serão convocados o governador do Tocantins juntamente com o secretário de segurança pública e o delegado-geral para prestar esclarecimentos. Todos os Delegados tiveram, em 2019, as suas prerrogativas presentes na Constituição do Estado, anuladas, por meio de uma PEC absurda!  Apresentamos todas essas situações ao Ministro em busca de auxílio para encontrarmos mecanismos de solução”, afirma. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Covid-19: Brasil chega a 72,8 mil óbitos e 1,88 milhão de casos

Até o momento, 1.154.837 de pessoas se recuperaram da doença

Pesquisa

Fiocruz coordena estudo pioneiro na Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

Estudo comparou a eficácia e a segurança em 4.570 voluntários HIV negativos da PrEP contendo CAB-LA com a PrEP com Truvada



DPE

Defensoria Pública requer medidas de orientação e prevenção à covid-19 a indígenas de Formoso do Araguaia

Após indígenas Javaé serem impedidos de ultrapassar barreira sanitária da prefeitura de Formoso de Araguaia, DPE-TO apresenta Recomendação contra quaisquer procedimentos de enfrentamento ao covid-19 baseados em restrição de circulação


Jardim Vitória I

Prefeitura de Palmas divulga agenda de vistorias para os futuros moradores do Jardim Vitória I

A previsão é que as chaves das unidades habitacionais sejam entregues para os moradores até o fim deste mês


Palmas

Em sessão extraordinária, Câmara aprova nova estrutura organizacional visando atender decisão judicial

Visando cumprir a determinação judicial, como também promover o enquadramento na nova estrutura aprovada em plenário, a Câmara Municipal enviou para publicação no Diário Oficial do Município, os Atos de Exoneração nº. 209, 210 e 212.


Regulação

ATR reativa Unidades de Fiscalização nos terminais rodoviários do Estado


Preservação

Tocantins usa tecnologia para reforçar ações de preservação e educação ambiental


Fiscalização

Polícia Civil intensifica fiscalização de distanciamento social em praias da cidade de Santa Fé do Araguaia


Ocorrência

Polícia Civil do Tocantins apreende produtos que tinha sido furtados de uma igreja no Aureny III no mês de março


Sanidade

Adapec faz alerta sobre proibição do uso e comércio do herbicida paraquat a partir de 22 de setembro


Pesquisa

Tocantins soma 59 pesquisas científicas autorizadas em Unidades de Conservação estaduais



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira