Monday, 26 de August de 2019

GERAL


Meio Ambiente 2

Desenvolvimento sustentável por meio do artesanato

12 Jun 2008

A prática de dispensar embalagens de plástico em supermercados ainda é exceção entre consumidores. Em Palmas, uma iniciativa do Instituto Cooperar vem estudando alternativas de substituição das sacolas plásticas feitas em tecido de algodão cru. De acordo com a associada Marina Miranda, a iniciativa é uma oportunidade de integrar desenvolvimento sustentável e ambiental na reeducação social dos consumidores. “A nossa proposta primordial é reduzir gradualmente o uso das sacolas plásticas minimizando o impacto negativo ao meio ambiente”, pontua.

Uma associação de costureiras, no interior do Estado, vê na confecção das sacolas biodegradáveis uma oportunidade para escoar seus produtos. As costureiras atuam na proteção do meio ambiente, e se mostram preocupadas até na escolha da matéria-prima, que é o algodão livre de agrotóxico. A Associação de Costureiras é parceira do Instituto Cooperar e ambos pretendem abolir o uso de sacolas plásticas, buscando parcerias com empresários, donos de supermercados, locadoras, padarias, etc.

Para a artesã Aratúzia Maciel, que fabrica este tipo de sacolas há dois anos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e reconhecendo que podem contribuir, de alguma forma, para uma ação voltada ao desenvolvimento sustentável. “Fabrico as minhas sacolas em casa, e a cada dia percebo que ajudo as pessoas a refletirem sobre sua contribuição social. Tento priorizar um estilo contemporâneo na customização das peças e isso favorece o uso delas no cotidiano das pessoas”, diz. A artesã chega a vender de 15 a 20 sacolas, a R$ 5, na feira do Bosque, na Capital. “Estou muito feliz, pois existem pessoas que compram as sacolas e as usam com um assessório”, comemora.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira