Friday, 17 de January de 2020

GERAL


Brasil

Dez anos de LRF: número de Municípios endividados diminuiu

05 May 2010

Após 10 anos de vigência da Lei de Responsabilidade de Fiscal (LRF), um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que os gestores municipais estão enfrentando com seriedade e eficiência as exigências da legislação. O endividamento dos Municípios, por exemplo, caiu de 8,04% das receitas em 2002 para 0,81% em 2008.

O estudo da CNM também aponta que em 2002, 23 Municípios estavam acima do limite máximo de endividamento previsto pela LRF – duas vezes o valor da Receita Corrente Líquida (RCL). Seis anos depois, o número caiu para 10. E o número de Municípios que não possuem débitos aumentou de 2.256 para 2.713 no mesmo período.

Em 2002, um total de 2.556 Municípios apresentavam insuficiência de caixa para honrar os compromissos do Município. Em 2008, o número caiu pela metade, para 1.259. Em média, o caixa das prefeituras terminou o ano de 2008 com 6,40% de receitas acumuladas em poupança.

Em relação às despesas com pessoal, os gastos estão estáveis: passaram de 43,98% da RCL em 2002 para 45,66% em 2008. O número de Municípios que ultrapassam o limite máximo (60%) e o prudencial (57%) da LRF é aproximadamente 6% do total.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os dados comprovam o esforço administrativo e a responsabilidade dos gestores que estão a frente das prefeituras. Mas ele destaca que, em muitos Municípios, projetos sociais são sacrificados em função da obrigatoriedade do cumprimento da lei.

Nota
A CNM esclarece que os dados utilizados na reportagem referem-se a 2008 porque esta é a última data em que os valores estão disponíveis. De acordo com a lei, a data-limite para o envio dos índices de 2009 à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi 30 de abril. As informações só serão divulgadas em setembro. (Informações da ascom/CNM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria para fomentar empreendedorismo

Parceria entre o Governo do Estado e CRA visa otimizar o desenvolvimento econômico e social do Estado

Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa.


Educação

Educadores participam de Curso de Liderança e Gestão Educacional

Durante esses dois dias de formação os educadores serão conduzidos pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande, que os levará a desenvolverem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma que estes at


SES

Mutirão da Corregedoria da SES garante mais de R$ 3 mi em estoque de materiais e medicamentos

Foram analisadas as responsabilidades em casos de produtos não entregues, entregues parcialmente ou com atraso na entrega à SES


Ageto

Governo realiza roçagem de rodovias do perímetro urbano de Palmas


Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual


Moradia

Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro


Abastecimento

Estado distribui vacina pentavalente a todos os municípios tocantinenses


Educação Superior

Unitins divulga lista com locais de provas do Vestibular 2020/1 do Câmpus Paraíso


Palmas

AASJN realiza XVIII Encontro de Musicistas, 4º Prêmio Músico Nota 10 e debate Campanha da Fraternidade 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira