Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Brasil

Dez anos de LRF: número de Municípios endividados diminuiu

05 May 2010

Após 10 anos de vigência da Lei de Responsabilidade de Fiscal (LRF), um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que os gestores municipais estão enfrentando com seriedade e eficiência as exigências da legislação. O endividamento dos Municípios, por exemplo, caiu de 8,04% das receitas em 2002 para 0,81% em 2008.

O estudo da CNM também aponta que em 2002, 23 Municípios estavam acima do limite máximo de endividamento previsto pela LRF – duas vezes o valor da Receita Corrente Líquida (RCL). Seis anos depois, o número caiu para 10. E o número de Municípios que não possuem débitos aumentou de 2.256 para 2.713 no mesmo período.

Em 2002, um total de 2.556 Municípios apresentavam insuficiência de caixa para honrar os compromissos do Município. Em 2008, o número caiu pela metade, para 1.259. Em média, o caixa das prefeituras terminou o ano de 2008 com 6,40% de receitas acumuladas em poupança.

Em relação às despesas com pessoal, os gastos estão estáveis: passaram de 43,98% da RCL em 2002 para 45,66% em 2008. O número de Municípios que ultrapassam o limite máximo (60%) e o prudencial (57%) da LRF é aproximadamente 6% do total.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os dados comprovam o esforço administrativo e a responsabilidade dos gestores que estão a frente das prefeituras. Mas ele destaca que, em muitos Municípios, projetos sociais são sacrificados em função da obrigatoriedade do cumprimento da lei.

Nota
A CNM esclarece que os dados utilizados na reportagem referem-se a 2008 porque esta é a última data em que os valores estão disponíveis. De acordo com a lei, a data-limite para o envio dos índices de 2009 à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi 30 de abril. As informações só serão divulgadas em setembro. (Informações da ascom/CNM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses

Covid-19

Tocantins contabilizou 333 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 260.548 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.295 casos confirmados. Destes, 74.421 pacientes estão recuperados, 6.704 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.170 pacientes foram a óbito.


Norte do TO

Segurança Pública inicia entrega de pistolas Glock e de salas especiais de depoimento em Araguaína e Araguatins

Entregas fazem parte das ações de modernização da Segurança Pública para a Polícia Civil


Emprego

Sine Tocantins recruta candidatos para 20 vagas de auxiliar de montagem

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego,ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.


Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira