Saturday, 16 de November de 2019

GERAL


Saúde

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 19, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos

18 Oct 2019    09:24
Divulgação Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 19, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Neste sábado, 19, é o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, ou seja, podem ser imunizadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Na Capital, dez Centros de Saúde da Comunidade estarão abertos das 8 às 17 horas.  Além delas, na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’.


 

Estarão abertos no Dia D os Centros de Saúde da Comunidade da Arno 41 (403 Norte); Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); da ASR-SE 75 (712 Sul); Valéria Martins, na Arse 122 (1206 Sul); do Jardim Taquari; Laurides Milhomem (Jardim Aureny III); Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I); Santa Fé; Morada do Sol e Walter Morato (Distrito de Taquaruçu). 


 

A enfermeira da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Araújo, reforça que no Dia D também é possível atualizar o cartão de vacinas da criança. “O Dia D é dedicado aqueles pais que durante a semana não conseguiram levar seus filhos. E também é uma oportunidade de verificar o cartão de vacinas para ver se tem alguma vacina pendente e também fazer essa atualização”, pontua Juliana.


 

Sobre a vacina contra o sarampo, Juliana reforça que pelo esquema vacinal são duas doses, uma aos 12 meses e outras aos 15 meses. “A vacina é a única maneira de prevenir a doença, e com bases nos surtos que tivemos em alguns estados, as crianças são mais vulneráveis à doença que pode deixar sequelas ou mesmo levar à óbito. Por isso, o público alvo da vacina foi estendido também para as crianças de seis meses a 11 meses, para que tomem a chamada dose zero”, explica.


 

Etapas


 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2019 é dividida em duas etapas. A primeira, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos acontece até 25 de outubro. Já a segunda etapa será de 18 a 30 de novembro, para vacinação de jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que no dia 30 de novembro acontece o Dia D de vacinação dessa segunda etapa.


 

Em Palmas, a rede municipal de saúde oferta as vacinas em 32 Centros de Saúde da Comunidade (veja lista abaixo). O horário de funcionamento das salas de vacinas é das 7 às 17 horas. Entretanto, no CSC Albertino Santos (Arse 101), o horário é diferenciado uma vez que a unidade também funciona no período noturno, sendo assim, a sala de vacinas desta unidade fica aberta das 7 às 17 horas e das 18 às 21 horas.


 

Confira os locais de vacinação no Dia D

Das 8 às 17 horas


 

- CSC Arno 41 (403 Norte)

- CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)

- CSC ASR-SE 75 (712 Sul)

- CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul)

- CSC Jardim Taquari

- CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)


 

Das 13 às 18 horas


 

- Escola de Tempo Integral Daniel Batista, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira