Monday, 13 de July de 2020

GERAL


Palmas

Dia de Campo ensina técnicas para integração lavoura-pecuária

24 Apr 2015

Esta sexta-feira, 24, foi de aprendizagem para produtores rurais de Palmas no Dia de Campo sobre "Integração Lavoura-Pecuária", promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que montou uma Unidade Demonstrativa do sistema de silagem de ração para gado no assentamento rural Francisca Galvão.

Participam do Dia de Campo produtores rurais, técnicos da Seder e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins)  e estudantes das áreas de engenharia agrícola, veterinária e agronomia. "A função do Dia de Campo é ensinar o produtor rural a aprender fazendo, é uma ocasião para transmitirmos tecnologias de produção através da unidade demonstrativa", ressalta o titular da Seder, Roberto Sahium.

Sobre a integração lavoura-pecuária, Sahium explica que o sistema visa aumentar a produção de leite na Capital através da melhoria da alimentação do gado e do aproveitamento do solo por meio da produção consorciada de capim, milho e sorgo, proporcionando um prazo para a recuperação do solo.

Sistema
Na unidade demonstrativa que conta com uma estação de produção equivalente a 39 toneladas, com a instalação de quatro silos, os produtores rurais verificaram como funciona o sistema de silagem, em que os insumos da palha do milho, sorgo e capim são triturados transformados em ração para o gado e armazenados em silos que preservam a qualidade do alimento.

Os silos alimentarão o gado no período da seca, quando não há disponibilidade de bons pastos. De acordo com Sahium a silagem permite que o alimento do gado tenha uma melhor qualidade, uma vez que é produzido de forma balanceada, conforme a destinação do gado, no caso da produção de leite é somada proteínas e carboidratos.

"Nós temos uma mercado em Palmas que consome cerca de 110 mil litros de leite por dia, e produzimos apenas cinco mil litros, destes, apenas metade vai para o mercado. Para atendermos nossa demanda é necessário investir na  alimentação do gado. Esse sistema, além de aumentar a produção do leite, permite o melhor aproveitamento do solo, com a criação de mais cabeças por hectare", frisa Sahium.

O produtor rural José Almir, dono da propriedade onde foi montada a unidade demonstrativa explica que já trabalha com o sistema de silagem, que está sendo ampliado, com o auxílio da Seder. "Para o pequeno produtor rural a silagem é o sistema que dá resultado, é o que sustenta o gado na época da seca. Esta é a forma para quem quer criar gado para a produção de leite, e o Dia de Campo é a escola para quem já trabalha ou pretende trabalhar com o sistema", afirma Almir.

COMPARTILHE:


Confira também:


Feminicídio

Estabelecimentos serão obrigados a adotarem medidas de proteção à mulher

A lei aprovada também propõe a capacitação e treinamento dos funcionários para aplicação das medidas previstas na lei.

DPE

Defensoria Pública requer medidas de orientação e prevenção à covid-19 a indígenas de Formoso do Araguaia

Após indígenas Javaé serem impedidos de ultrapassar barreira sanitária da prefeitura de Formoso de Araguaia, DPE-TO apresenta Recomendação contra quaisquer procedimentos de enfrentamento ao covid-19 baseados em restrição de circulação


Jardim Vitória I

Prefeitura de Palmas divulga agenda de vistorias para os futuros moradores do Jardim Vitória I

A previsão é que as chaves das unidades habitacionais sejam entregues para os moradores até o fim deste mês


Palmas

Em sessão extraordinária, Câmara aprova nova estrutura organizacional visando atender decisão judicial

Visando cumprir a determinação judicial, como também promover o enquadramento na nova estrutura aprovada em plenário, a Câmara Municipal enviou para publicação no Diário Oficial do Município, os Atos de Exoneração nº. 209, 210 e 212.


Regulação

ATR reativa Unidades de Fiscalização nos terminais rodoviários do Estado


Preservação

Tocantins usa tecnologia para reforçar ações de preservação e educação ambiental


Fiscalização

Polícia Civil intensifica fiscalização de distanciamento social em praias da cidade de Santa Fé do Araguaia


Ocorrência

Polícia Civil do Tocantins apreende produtos que tinha sido furtados de uma igreja no Aureny III no mês de março


Sanidade

Adapec faz alerta sobre proibição do uso e comércio do herbicida paraquat a partir de 22 de setembro


Pesquisa

Tocantins soma 59 pesquisas científicas autorizadas em Unidades de Conservação estaduais



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira