Monday, 24 de June de 2019

GERAL


Higiene Oral

Doença Periodontal atinge 80% da população adulta

26 Nov 2009

Poucas pessoas sabem, mas sempre que a gengiva sangra ela esta doente. E embora muitos não dêem atenção, a pessoa que sofre da doença periodontal corre o risco de perder os dentes. As alterações mais freqüentes em termos de doença são: gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (perda de suporte ósseo dos dentes).

“A doença ocorre quando a placa bacteriana oral é infestada por bactérias patogênicas específicas, que causa essa inflamação. Podemos dizer que 80% da população adulta tem ou já teve essa doença, que é causada pela má higiene bucal”, alerta o especialista em periodontia Dr. Amilton dos Santos.

A enfermidade pode atingir também, com menor freqüência, pessoas jovens ou até mesmo crianças. Fumo e stress são coadjuvantes que contribuem para uma maior perda de sustentação em periodontites ativas (não tratadas).

As características clínicas principais da doença são sangramento da margem gengival ao escovar os dentes ou espontaneamente, vermelhidão, edema e mudança de textura (flacidez) da gengiva. A gengivite causa desconforto, sangramento e mau hálito.

Para evitar que a bactéria patológica cause transtornos na sua saúde bucal, é preciso ter disciplina na escovação diária e na manutenção periódica no dentista. As pastas de dentes mais indicadas são as que contém produtos anti-placa e anti-tártaro comumente encontradas na maioria dos cremes dentais como Kolynos Total e Colgate Total. As pastas são coadjuvantes na escovação, mas o tempo dedicado e a orientação são mais importantes do que os cremes dentais.

Os tratamentos mais usados são a remoção da placa e tártaro (placa mineralizada) em sessões de raspagem e alisamento dos dentes, instrução de higiene oral individualizada e consulta de manutenção periódica.  “Se necessário, faz se cirurgias periodontais”, explica Santos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

Cenário político de Palmas: “aparentar ser ” e o “fazer de fato”

É fato que a campanha eleitoral de 2020 já começou. As pedras já estão se posicionando no tablado. Até o momento, de oficial mesmo, somente a candidatura à reeleição da prefeita Cinthia


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira