Monday, 06 de April de 2020

GERAL


Gestão

Em fevereiro, governador Carlesse tem agenda voltada para o desenvolvimento econômico do Tocantins

28 Feb 2020
Divulgação Em fevereiro, governador Carlesse tem agenda voltada para o desenvolvimento econômico do Tocantins

O mês de fevereiro foi marcado por uma intensa agenda do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, com foco, principalmente, em ações que garantam o fomento da economia do Estado e o seu consequente reflexo na melhoria de condições de vida dos cidadãos tocantinenses.

Foram destaques na agenda do governador, a renovação do benefício que reduz em 75% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às micro e pequenas empresas que são optantes do Simples Nacional; a negociação para implantação do Banco de Brasília (BRB) no Tocantins; e a reunião com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Renovação dos 75% da alíquota do ICMS

No dia 4 de fevereiro, o governador recebeu líderes e representantes da classe empresarial do Tocantins e anunciou a renovação do benefício que reduz em 75% a alíquota do ICMS às micro e pequenas empresas que são optantes do Simples Nacional.

“Qualquer aumento de imposto no ramo de comércio e serviços quem acaba pagando a diferença é povo que é o consumidor final desses empresários. Por isso, essa redução de 75%, além de evitar o aumento nas mercadorias, também impulsiona o desenvolvimento da classe empresarial do nosso Estado”, destacou o governador.

Implantação do BRB no Tocantins

No dia 17 de fevereiro, o Chefe do Executivo tocantinense, Mauro Carlesse, recebeu, no Palácio Araguaia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, juntamente com o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, para discutir a instalação da instituição bancária no Estado.

O Tocantins será o primeiro estado da região Norte do Brasil a contar com a instalação de agências do banco. De acordo com o presidente do BRB, a instituição possui linhas de crédito voltadas para o agronegócio e a aquisição de equipamentos, juros competitivos no financiamento da casa própria e em empréstimos consignados para os servidores públicos.

Instalação da Codevasf no Tocantins

No último dia 4, o governador Mauro Carlesse participou de reunião, no Palácio Araguaia, com a diretoria da Codevasf para apresentar projetos de irrigação do estado e os potenciais hidrográficos espalhados por toda sua área geográfica.

Com a iniciativa do senador Eduardo Gomes e a abertura do Governo do Tocantins, a empresa pública federal instala, inicialmente, um escritório na Capital para prospecção de uma superintendência.

Outras ações de fomento à economia

Além das ações citadas acima, o governador também recebeu, no último dia 13, executivos de empresa do ramo de frigoríficos interessados em investir cerca de R$ 12 milhões e gerar mais de 600 empregos no Tocantins. Na ocasião, foram apresentadas as vantagens em investir no Estado em virtude da posição geográfica, da logística de transporte, das terras férteis e do potencial hídrico, aliados aos incentivos oferecidos pelo Governo.

No dia 17, o governador se reuniu com o embaixador da África do Sul, Ntshikiwane Joseph Mashimbye, para discutir intercâmbio comercial e cooperação tecnológica com o país.

Já no último dia 21, o Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a publicação do aviso de abertura de licitação para realização das obras de infraestrutura urbanas previstas no programa Governo Municipalista. As obras serão financiadas com recursos oriundos de empréstimo com a Caixa Econômica Federal (CEF).

O projeto prevê a realização do investimento de R$ 1.020 milhão em obras de infraestrutura em cada uma das cidades do Tocantins. A previsão é de que, durante a sua fase de execução, sejam gerados cerca de 20 mil empregos em todo o Estado.

Nesta quinta-feira, 27, o governador debateu com secretários de Estado e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Silveira, e os diretores da Fundação Centros de Referências em Tecnologias (Certi), Leandro Cariani e Marcus Dias, a instalação do Parque Tecnológico do Tocantins, que será implantado em área privilegiada da Capital, à margem do Lago de Palmas.

A expectativa do Governo do Tocantins é implantar um espaço para reunir empresas, universidades e poder público, com o objetivo de promover a cultura da inovação para trazer mais desenvolvimento.

Qualificação Profissional para Mulheres

O lançamento do projeto de qualificação profissional para mulheres de baixa renda “Jeito de Mulher”, que ocorreu no dia 3, no Palácio Araguaia, contou a presença do governador Mauro Carlesse. Entre 2016 e 2017, o projeto beneficiou 210 mulheres de oito municípios. Nesta 2ª etapa, serão beneficiadas mais 225, totalizando 435 mulheres.

Volta às Aulas e 30 anos de Unitins

No início do mês, dia 3, o governador Mauro Carlesse participou da abertura do ano letivo de 2020 na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, e garantiu “melhores condições para que nossas crianças possam estudar em um ambiente adequado e confortável”.

No dia 18, o governador recebeu menção honrosa pelo apoio ao fortalecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) durante cerimônia de 30 anos da instituição, comemorada no Palácio Araguaia.

Mensagem à AL, Reunião com a PM e Fomento à Cultura e Turismo

Em mensagem enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), por ocasião da abertura dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura, lida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, no dia 4, o governador Mauro Carlesse destacou o desenvolvimento do Tocantins, a integração do Jalapão e o corte de gastos do Estado que resultou no enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No dia 5, o governador Mauro Carlesse se reuniu, no Palácio Araguaia, com a cúpula da Polícia Militar (PM) para estabelecer um contato mais próximo entre o Governador e os gestores nomeados pelo atual governo. Na ocasião, o Chefe do Executivo destacou a qualidades da PM tocantinense.

Na área do Turismo e Cultura, o governador visitou no início do mês, dia 2, as regiões turísticas do entorno do Jalapão e Serras Gerais e debateu melhorias com empreendedores locais.

Já no período de carnaval, o governador fez, no dia 15, a abertura da 1ª edição do pré-carnaval “Toca pra Praça”, em Palmas e, prestigiou o carnaval de Gurupi, na última segunda-feira, 24.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira