Sunday, 26 de May de 2019

GERAL


Água

Em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, BRK Ambiental realiza ação de Caça-Fraude

03 Jan 2019    12:43    alterado em 03/01 às 12:43
Em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, BRK Ambiental realiza ação de Caça-Fraude

Para evitar danos ao sistema de distribuição de água e como parte do combate contínuo às fraudes e furtos de água, as equipes da BRK Ambiental realizaram no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, uma ação de Caça-Fraude com o apoio da Polícia Civil através da Delegacia Especializada na Repressão de Furto de Água e Energia (DERFAE).

O trabalho começa com uma busca por padrões de comportamento no consumo de água que chamam à atenção das equipes. “Vemos casos onde a água foi cortada após falta de pagamento e o imóvel continua habitado, este é um dos indicativos de fraude, a partir daí começa a busca por irregularidades”, explica Roberto Borges, engenheiro da BRK Ambiental responsável por Porto Nacional.

Durante a ação em campo, a equipe detectou tubulações clandestinas ligadas à rede de abastecimento de forma improvisada trazendo riscos de contaminação e lesando o sistema de abastecimento. “Assim que encontramos os indícios de uma fraude, acionamos a Polícia Civil já que este ato também é um crime”, pontua Borges.

Riscos e transtornos
O furto de água acarreta ainda uma série de problemas para o abastecimento público e a saúde da comunidade. Quem executa um “gato” não possui autorização para interferir na rede de abastecimento e, ao executar a ligação clandestina, pode deixar essa rede vulnerável a contaminantes que comprometem a qualidade da água oferecida à população. Além disso, a fraude promove o consumo desregrado de água e impacta consideravelmente a oferta e a regularidade do abastecimento podendo prejudicar sensivelmente vizinhos ao diminuir pressão da rede e dificultar o abastecimento.

Como denunciar?
Sempre que o morador notar qualquer ação suspeita na rede de abastecimento de água, ou até mesmo caso seja lhe oferecido algum “serviço” que proponha uma ligação clandestina, ele deve procurar os canais de atendimento da BRK Ambiental e denunciar. A empresa disponibiliza seu aplicativo gratuito, BRK Ambiental, disponível em lojas de aplicativos para smartphone e também deixa seu 0800 6440 195 à disposição da comunidade para que faça a denúncia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Atos em apoio ao governo ocorrem em diversas cidades do país

Na rede social Twitter, o presidente postou cenas de atos que ocorrem em outras cidades do país.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira