Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Inadimplência

Endividamento cai e inadimplência volta a subir em Palmas

18 Mar 2019    11:23

Os gráficos da PEIC - Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor inverteram em fevereiro, como consequência da queda no total de endividados participantes da análise, passando de 69,2% registrados em janeiro para 68,5%, em fevereiro; e no aumento no número de inadimplentes, indo de 10,4% para 11,1%.

“Apesar do aumento no percentual de pessoas com contas atrasadas, todos os entrevistados afirmaram que conseguirão quitar os atrasos no próximo mês, sendo que 32,8% farão isso integralmente e 64,5%, parcialmente”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio Tocantins, a pesquisa ouviu cerca de 500 famílias em Palmas no final de janeiro. Na ocasião, 75,2% disseram que o cartão de crédito foi a principal dívida de fevereiro. Em segundo lugar, vêm os financiamentos de carro (24%) e os carnês (19,4%).

A PEIC aponta, ainda, as contas contraídas com cheques pré-datados, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestações de seguros na lista de principais dívidas. Assim, os consumidores assinalam mais de uma alternativa que, em sua visão, mais pesam no orçamento mensal.

Organização em planilha

Para manter as contas em dia, a dica mais recorrente é organizar as dívidas em planilha, listando todas as receitas e despesas. “É importante que o consumidor mantenha essa lista sempre visível. Com isso, consegue manter o equilíbrio financeiro e continuar consumindo de maneira eficiente”, recomenda Cappellesso. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Inadimplência

Dívidas com cartão de crédito atingem 80,3% dos palmenses

Em segundo lugar do ranking, vem os financiamentos de veículos (22%) e imobiliário (19,8%). Nesta lista, entram ainda os carnês de lojas, cheque especial e empréstimo consignado, por exemplo.

Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira