Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Economia

Endividamento na capital permaneceu estável em janeiro

13 Feb 2020

O endividamento dos palmenses permaneceu estável em janeiro conforme demonstra a pesquisa que mede o endividamento e inadimplência dos consumidores de Palmas, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins. No referido mês a pesquisa aponta que 70,2% dos entrevistados estão endividados, 13,3% dos endividados estão inadimplentes e 0,5% não terão condições de quitar suas dívidas.

Quando é realizada a comparação com o mês de dezembro, o índice apresenta queda de 0,8%. Já quando comparado a janeiro de 2019, houve um aumento de 1%.

Nacionalmente, a pesquisa mostrou que houve queda em janeiro de 2020 de menos de 1%. Também foram registradas quedas em relação ao total de famílias com dívidas ou contas em atraso (de 24,5% para 23,8%) – pelo terceiro mês consecutivo – e no percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes (de 10% para 9,6%).

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar de o endividamento permanecer em um patamar elevado, a queda nos indicadores de atraso e inadimplência reforçou que as dívidas têm sido compatíveis com a renda das famílias. “As melhores condições do crédito têm permitido a ampliação desse mercado ao consumidor, que vem tendo mais segurança para comprar por conta da melhora recente do mercado de trabalho, confirmada pelos últimos indicadores econômicos”, afirma.

Em Palmas, 63% dos consumidores entrevistados consideram-se pouco endividados. Dentre as principais dívidas continuam no ranking, o cartão de crédito, líder absoluto com 80,3%, seguido de financiamento de carro com 21,9% e carnês que representam 19,8%.

O presidente interino do Sistema Fecomércio Tocantins, Domingos Tavares, alerta sobre dívidas com juros altos. “Nós sabemos que o cartão de crédito quando bem usado traz benefícios, mas se não, ele é um grande vilão. Os juros praticados nesse tipo de crédito são muito altos, o consumidor deve evitar pagar somente a parcela mínima e quitá-lo em sua totalidade e ainda dentro do prazo. O mesmo equivale para os carnês próprios de lojas”, explicou.

A pesquisa mostra ainda que 42,6% dos palmenses tem dívidas atrasadas por um período de 30 a 90 dias. O tempo médio de atraso neste mês foi de 48,6 dias. Já com relação ao comprometimento com a dívida, 42,2% disseram ter dívidas por mais de um ano, sendo o comprometimento médio de 8 meses. Por último temos o comprometimento da renda familiar com dívidas, 74,9% comprometem de 11 a 50% de sua renda com esse tipo de débito. A média de comprometimento da renda família com dívidas em janeiro foi de 32,8%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira