Friday, 07 de August de 2020

GERAL


Combate a Incêndios

Energisa adota causa de combate a incêndios e doa 60 mil reais em equipamentos aos bombeiros

20 Sep 2019
Divulgação Energisa adota causa de combate a incêndios e doa 60 mil reais em equipamentos aos bombeiros

Membro do Comitê do Fogo no Tocantins desde o ano passado, a Energisa realizou na manhã desta sexta-feira, 20/9, a doação de equipamentos a serem utilizados no combate a incêndios, como: 10 sopradores, 28 bombas costais e um drone de longe alcance, capaz de captar imagens em alta qualidade, por até 6 quilômetros. Todo o material representa uma doação ao Corpo de Bombeiros de cerca de R$ 60 mil.

 

O termo de convênio da doação foi assinado na sala de reunião da Energisa, com a presença do Coronel Reginaldo Leandro da Silva - Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Geraldo da Conceição Primo – superintendente da Defesa Civil do Estado, Fábio Vasconcelos – promotor de justiça do Meio Ambiente em Palmas e o Tenente-Coronel André Carvalho, diretor de Logística e Patrimônio dos bombeiros. A Energisa foi representada por Marcio Mario Zidan - diretor-Presidente da Energisa, Alankardek Moreira – diretor de Relações Institucionais e Alessandro Brum, diretor Técnico e Comercial. Também estavam presentes pela distribuidora, Guilherme Damiance – gerente de Operação, Alberto Cunha – gerente de Construção e Manutenção, Fabiano Cristian Silveira – gerente Jurídico.

 

No momento da assinatura, Marcio Mario Zidan, diretor-presidente da Energisa no Tocantins, disse que a parceria é contínua. “Doamos equipamentos e a nossa expectativa é que isso aconteça nos próximos anos, pois queremos ajudar a equipar esses bravos combatentes, muitos deles até voluntários. A Energisa é tão vítima quanto a população na questão das queimadas. Quando o fogo atinge nossa rede, há um impacto também para a população, pois há ali sistemas de proteção que causam um desligamento automático para não ter defeito maior e faz com que a população fique sem energia. Acreditamos que esta é uma corrida que tem início, mas não tem fim. A gente vai estar sempre junto com o comitê", destacou.

 

Coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros, revelou que “é extremamente importante essas parcerias com a iniciativa privada, já que o fogo é responsabilidade de todos e temos que agir. A doação vem em momento muito oportuno, para que por meio da Defesa Civil a gente faça a distribuição mais adequada desses materiais e assim ajudar às equipes de frente no combate aos focos".

 

Causa

 

Ao lado de outros 25 órgãos e instituições do Tocantins, no Comitê do Fogo, a Energisa adotou a prevenção, controle e combate a incêndios como uma causa. Em sua rotina, a distribuidora já atua com um plano estratégico voltado para a melhoria do fornecimento de energia e proteger a rede de energia. Segundo a Defesa Civil no Tocantins, grande parte dos incêndios são provocados pelo ser humano. E eles, além de causar riscos à vida e impactos ambientais, as queimadas impactam ainda na segurança e no bem-estar do tocantinense. De 24/6 até o dia 15/9, a rede elétrica de energia foi vítima de 73 focos de incêndios, sendo 19 na regional sul, 18 na regional norte e 36 na regional central. A área mais vulnerável do Tocantins é a rural, onde está 89% da rede de energia do Estado. Por isso, o trabalho de manutenção do sistema elétrico no Estado tem priorizado esta região.

 

Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção, comenta que na maioria das vezes, a queimada chega na rede, mas "não é preciso que as chamas queimem a rede para que existam problemas. A simples ionização do ar pelo calor e fumaça próximo a estrutura, já pode causar um curto circuito e acionar o nosso sistema de proteção e com isso ficar religando constantemente a rede, causando um desconforto. As pessoas chegam a pensar que é problema no fornecimento, e na verdade, é o sistema de segurança protegendo o nosso cliente".  Ele explica ainda que quando o fogo chega na rede, "cozinha o cabo, queima o poste e a cruzeta. E por isso, temos que mandar equipe, que por segurança, aguarda o fogo ser combatido para começar a atuar na manutenção corretiva. A queimada é um problema de todos nós pelos riscos que provoca, e por isso, prevenir, controlar e combater é uma causa que devemos abraçar".

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.

TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira