Monday, 21 de September de 2020

GERAL


Está tudo bem, está tudo certo!

01 Feb 2011

Mas como está tudo bem, tudo certo? Quando se afirma que assim está, na maioria das vezes não se tem tanta certeza assim, tanto que de cada dez, oito situações são colocadas em dúvida depois, se estava realmente tudo bem, tudo certo. E é aí que se fica com aquela cara de anjo de asa quebrada.

Nós, como todos os seres humanos temos a prepotência da infalibilidade, sempre julgando que estamos fazendo tudo certo, e por acharmos que tudo se resume em ficar tudo bem, não vemos ou fazemos de conta que não notamos pequenos erros no caminho do tudo certo. O mais incrível, entretanto é que, quando somos atingidos por esses pequenos somados em um erro maior, não temos a coragem de assumi-los, fazemos de conta de que não existiam e não será agora que irão ser considerados. Mesmo que nos causem algum temor como o rapaz que casou com uma moça e dez anos depois notou que a pequena e charmosa verruga que ela tinha naquele tempo, crescera e transformara-se em grande e bem na ponta do nariz. Seria ela uma bruxa que só agora estaria deixando aparecer seus defeitos?

Fácil também ao ser humano quando diz que está tudo bem, está tudo certo, creditar no futuro e com decepção a terceiros, o nem tudo bem e muito menos tudo certo. É que então vai aflorar com toda força a desconfiança que sempre temos nos outros. Mas será que este seria capaz de colocar a mão no fogo, pelo menos por si? É claro que a queimaria, partindo-se do principio de que também se descuidaria na vontade do tudo bem tudo certo, cometendo quase que imperceptíveis erros. Mas, e daí?

Bem. Daí que só posso chegar a uma única conclusão. Não quero fazer tudo certo e ouvir ou dizer que está todo bem. Vou preferir mesmo continuar cometendo erros claros, de médios para baixo de preferência. E querem saber por quê? Por que assim ainda vou poder corrigi-los no tempo e na hora certos. Não terei desatenção com aquela charmosa e pequena verruga que pode me assustar no futuro, e nem terei a pretensiosa infalibilidade dos tolos na descoberta dos erros.   
Sinceramente, espero jamais cometer o erro de não errar, ou pelo menos, acreditar que está tudo bem, tudo certo. Simplesmente pelo motivo, que quero continuar e ser normal.

E então? Vai um errinho aí? Faz bem, e nos ensina a não cometê-lo mais!

E a partir desta semana, temos como novos parceiros, Jornal Gross News de Viamão-RS www.grossnews.com.br , Jornal Noticia Real de Wenceslau Braz-PR www.jornalnr.com.br , Barra do Bugres News de Barra do Bugres-MT www.barranews.com.br , e Gazeta do Estado de Caldas Novas-GO  www.gazetadoestado.com.br . A todos um grande abraço!

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

COMPARTILHE:


Confira também:


Home Office

Ipea: percentual de brasileiros em home office cai para 11,7% em julho

Aumenta a participação de brancos e mulheres no trabalho remoto

Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.



Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira