Sunday, 23 de February de 2020

GERAL


Educação

Estudantes tocantinenses iniciam jornada como Jovens Embaixadores do Brasil nos EUA

10 Jan 2020
Estudantes tocantinenses iniciam jornada como Jovens Embaixadores do Brasil nos EUA

Dois estudantes tocantinenses, Felipe Alves Gama, do Colégio Militar do Estado do Tocantins, de Paraíso, e João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, viajam para os Estados Unidos da América nesta quinta-feira, 9, para participar do Programa Jovens Embaixadores, como representantes do Estado em 2020.

Eles chegaram à Brasília no dia 6 de janeiro e, durante esta semana, participaram de atividades de acolhimento e interação, visitaram pontos turísticos da Capital e, ainda, emitiram os vistos para a viagem internacional e receberam orientações.

Neste ano, foram inscritos mais de sete mil candidatos de todo o país. Após um processo seletivo que incluiu apresentação de documentação, comprovação de pré-requisitos, visita domiciliar e exames, escrito e oral, foram selecionados 50 jovens de todo o Brasil para o intercâmbio cultural e educacional, que acontece a partir de janeiro e tem duração de três semanas.

Felipe, de Paraíso, contou que está ansioso pelo que está por vir com a participação. “Já está sendo uma experiência incrível não só para mim, mas para todos os jovens Embaixadores. Essa oportunidade vai me ajudar em diversos aspectos após o Programa, tanto sociais, quanto pessoais”, destacou.

João Vitor, de Aurora, também compartilhou as expectativas. “Tenho certeza que as atividades que vamos participar serão importantes para minha formação e irão contribuir para que tenhamos voz e atitude. É a oportunidade dos sonhos que mais gente deveria ter”, frisou.

Durante a viagem internacional, eles ficarão hospedados em casas de famílias americanas, visitarão escolas, órgãos governamentais e terão acesso a atividades sobre voluntariado, projetos sociais e estarão imersos na língua inglesa. O retorno está previsto para o dia 29 de janeiro.

Programa

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, implementada em parceria com instituições dos setores, público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as secretarias estaduais de educação. Conta também com o apoio institucional do “Canal Futura”, do Movimento “Todos pela Educação” e do grupo “Mais Unidos”.

O Programa visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que tenham destaque com perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. A ideia é ampliar os horizontes destes jovens, tornando-os exemplos na educação pública e modelos para suas comunidades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira