Thursday, 17 de October de 2019

GERAL


Sua saúde

Exercício Físico Express

03 Dec 2008

Estudo publicado recentemente pela Associação Americana do Coração e pelo Colégio Americano de Ciências do Esporte aponta os novos parâmetros sobre a atividade física. De acordo com as entidades, um adulto saudável deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, entre cinco e sete vezes por semana. No estudo podem ser consideradas as atividades moderadas, tais como as corridas e caminhadas com ritmo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo alcança hoje, 70% da população mundial além de aumentar os riscos para doenças como obesidade, diabetes Tipo II e cardiopatias. A ciência afirma que quando o assunto é saúde, a assiduidade da prática de exercícios é fundamental e até mais importante que a intensidade. Para o empresário e personal trainer Robertson Barreto, o importante é observar o gasto calórico e o volume de atividade acumulado semanalmente.

Quanto ao tempo para a execução do exercício, o profissional afirma que, para os iniciantes e também como alternativa para saída do sedentarismo, os trinta minutos são válidos, já que o ideal é que se inicie a atividade aos poucos, respeitando o nível de condicionamento físico de cada pessoa. Robertson ainda faz um alerta: “é importante que o exercício seja bem orientado, bem acompanhado e, para quem quer perder peso, o ideal é seguir um programa nutricional”.

Para o educador físico Leonardo Maximiano, com duração de 30 minutos os benefícios podem ser mais percebidos nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, ou seja, na melhora da circulação e da respiração - no caso de exercícios aeróbios como correr, andar e pedalar, por exemplo. Também há alterações musculares para praticantes de exercícios resistidos, como ginástica e musculação. “Se há disponibilidade de apenas 30 minutos diários, a pessoa pode combinar exercícios aeróbios e resistidos em dias alternados ou fazê-los em forma de circuitos e, claro, com supervisão de um educador físico”, explica Leonardo.

O profissional ainda ressalta que esse tempo pode se aplicar a uma pessoa que inicia um programa de redução da gordura corporal, porém para esses casos, o ideal é aumentar a freqüência semanal de exercício, por exemplo, de 3 para 5 dias por semana e, aos poucos, é necessário que haja um aumento na duração do exercício aeróbio - caminhada, corrida, pedalada - até completar um tempo de 45 minutos a 1 hora deste tipo de exercício por sessão.

 

Saiba a diferença entre exercício físico e atividade física

De acordo com o educador físico Leonardo Maximiano, o ponto de partida é a conceituação dos termos atividade física e exercício físico. Segundo o profissional, a atividade física é toda e qualquer atividade que, na sua realização, gaste um valor mínimo de calorias, não se restringindo apenas às manifestações esportivas. Assim, atividades como andar até a parada de ônibus, lavar um carro, afazeres domésticos, entre outras, também constitui uma atividade física. Já o exercício físico é uma prática mais sistematizada da atividade física, sendo necessária a orientação profissional para sua realização. “Sendo assim, ambas as atividades se complementam e direcionam o indivíduo para um estilo de vida mais ativo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, explica Leonardo.

O profissional ainda ressalta que, como resposta a um estilo de vida mais ativo e à prática regular do exercício físico, são manifestas alterações que vão desde fatores comportamentais, como melhora da capacidade de relacionamentos tendo em vista uma nova percepção da imagem corporal e a recuperação da auto estima, até alterações metabólicas como: melhorias das funções cardíacas; controle da pressão arterial e da quantidade de açúcares no sangue (glicemia); melhoria da circulação periférica por fortalecimento também de musculaturas que facilitam o retorno do sangue circulante; espessamento das articulações; fortalecimento dos tendões; ganhos musculares (hipertrofia); entre outras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

Agenda

Núcleo de Saúde do Trabalhador de Palmas realiza fórum no próximo dia 30 de outubro

O evento tem o propósito de difundir conhecimento científico sobre as questões que precarizam as relações de trabalho e tornam mais vulnerável a saúde dos trabalhadores


TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira