Saturday, 07 de December de 2019

GERAL


Campo

Extensionistas participam de capacitação no sistema integração lavoura-pecuária-floresta na agricultura de baixo carbono

19 Jun 2019
Extensionistas participam de capacitação no sistema integração lavoura-pecuária-floresta na agricultura de baixo carbono

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavoura-pecuária (ILP), e palestras sobre oportunidades mercadológicas para os pecuaristas que produzem em sistema ILPF, potencial de recuperação de pastagens degradadas e de ILPF na mitigação de gases de efeito estufa.

Com mais de dez anos em execução, o Plano ABC conta com 45 URTs implantadas, 150 técnicos capacitado, colocando o Tocantins como o segundo do país em números de contratos firmados, com recursos aplicados na ordem de mais de R$ 180 milhões.

Para o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, presente na abertura dos trabalhos, o esforço contínuo de todos os entes envolvidos e dos extensionistas contribuem de maneira significativa para a evolução do ABC no Estado. “50% das metas alcançadas no Brasil dentro do ABC, foram atingidas aqui no Tocantins, isso demonstra o esforço continuo da equipe técnica para conseguirmos esses índices, mesmo em momentos de instabilidade. Os órgãos ligados ao meio rural, também acabam conversando e construindo esse relacionamento conjunto, superando os desafios e chegando aos resultados que o setor precisa. O Ruraltins, que trabalha provocando mudanças na vida das pessoas, tem uma grande capilaridade, e nós estamos aqui para somar e mostrar a importância de tudo isso”, destacou o presidente.

De acordo com o  chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Freitas, o projeto é extremamente exitoso devido as parcerias, principalmente com a extensão rural. “O Ruraltins é um parceiro de todas as horas e temos muito orgulho de perceber que o trabalho vem se consolidando, além do Estado acampar essa ideia”, afirmou.

Humberto Simão, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Tocantins, ressalta a institucionalização do Plano ABC. “  Eu sempre destaco que o Plano ABC deu certo na hora que foi institucionalizado pelo Ruraltins e  Seagro, que entenderam a importância para o Estado. Esse modelo de capacitação continua, onde os técnicos mostram os avanços das URTs implantadas e os resultados alcançados, é referencia nacional. Secretários de vários estados, já se comprometeram a vir aqui só para ver como funciona todo o processo”, disse. 

O engenheiro agrônomo e coordenador do Grupo Gestor do Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins, Fernando Garcia, ressaltou que a  rede formada por técnicos e instituições é responsavel pelo sucesso das ações. “O Tocantins já é bastante conhecido em nível nacional pela forma que conduz o Plano ABC que já capacitou mais de 21 mil pessoas em ILPF, isso graças ao envolvimento de todos na disseminação das tecnologias para os produtores rurais”, ressaltou Fernando Garcia.

A capacitação em integração-lavoura-pecuária-floresta está no quinto módulo e acontece no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Estado quer qualificar operações logísticas de empresa referência mundial em tecnologia instalada no Tocantins

Estudos realizados pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Corteva no Estado trazem mais produtividade ao agronegócio brasileiro

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25



Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira