Saturday, 04 de April de 2020

GERAL


Opinião

Final de uma semana que nem começou

28 Feb 2020
Divulgação Final de uma semana que nem começou

Estamos chegando ao final de uma semana acompanhada de um mês atípico terminamos dia 29. O que significa que teremos mais um dia até o dia 15 de março. E o que aconteceu em 15 de março na história? Bem numa consulta simples a grande rede, temos algumas datas emblemáticas a iniciar em 474 a.C quando Cônsul romano Aulo Mânlio Vulsão celebra uma ovação por concluir a guerra contra os veios e garantir uma trégua de quarenta anos. Nesta guerra o foco eram os veios d`água que eram e sempre foram os limites entre Estados. Já mais recente em 1967 deixamos de ser a república dos Estados Unidos do Brasil e passamos a ser uma República Federativa do Brasil.
Duas datas emblemáticas que de forma metafórica inflamam ou conclamam as pessoas a irem as ruas no dia 15 de março de 2020, para protestar ou manifestar seu contentamento com o parlamento brasileiro.
A data foi escolhida não se sabe por quem o que se sabe que será num domingo posterior a semana internacional da mulher e no mês quem se celebrara 56 anos do ato de 1964, pois me recuso a referir aquele ato como golpe, pois me falta conhecimento a respeito do tema, assim se não tenho segurança a dizer é melhor desdizer. Penso que a palavra golpe é muito forte, pois a classe que em tese articulou o golpe, foi a mesma que devolveu aos civis os poderes até então por eles controlados.
Esta manifestação convocada para o dia 15 de março pode ser vista das duas formas acima expostas, a primeira como uma celebração a definição clara de novas fronteiras com um pedido de trégua entre os que conflitam e segundo como uma reflexão a respeito de há mais de 50 anos deixamos de ser uma União de Estados para sermos uma Federação onde cada um deve cuidar do outro e não pensar apenas no seu interesse.
Cada unidade da Federação tem os seus interesses que não podem nunca sobrepor aos interesses gerais da Nação sendo o principal o de ir e vir e o de livre manifestação. Entendo que o alardeio que a impressa esta fazendo em nada ajuda a amenizar os ânimos e a trégua fica cada vez mais distante.
O certo é que devido a ano bissexto ainda teremos mais um dia para assunto, porém dia 14 de março nos faz recordar que em 1985 o presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves foi internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realizou uma operação abdominal. Em seu lugar, assumiu a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano e o País? Sabemos como ficou.

Prof. Virgilio Meirelles
@profvirgilio

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Home Care Renascer oferece atendimento em saúde personalizado em Palmas

Composta por profissionais qualificados, o trabalho é voltado para preservar a saúde e segurança dos pacientes em suas residências, com os mesmos cuidados e critérios da internação hospitalar.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira