O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Adapec

08/08/2020

Fiscais da Adapec apreendem 10 toneladas de pescado clandestino

Para transitar com produtos de origem animal é obrigatório registro no serviço oficial, além de cumprir todas as normas exigidas na legislação

Fiscaisda Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam 10 toneladas de pescadoclandestino e acondicionado de maneira imprópria, na barreira fixa de SerraGeral, localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus. A origem da cargaera Santarém-PA, com destino a Xique- Xique-BA. O proprietário foi multado emR$ 4,5 mil, e os peixes apreendidos foram inutilizados no aterro sanitário deDianópolis, nesta sexta-feira, 7.

 

Deacordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Ricardo Matarazzo,durante a fiscalização rotineira constatou-se que se tratava de pescadoeviscerado, juntamente com pescado não eviscerado, das espécies mapará e mandira.“Estavam acomodados a granel, espalhados no assoalho sujo e em contato diretocom as paredes do baú, potencializando o risco à saúde pública. Já que ocorreto era estar dentro de caixas para evitar contaminação”, explicou.

 

Outroagravante é que não havia registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou noSistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI),necessários para trânsito interestadual. “O condutor foi orientando sobre aobrigatoriedade de inspeção oficial para comercialização desses produtos, alémdos selos disponíveis e sua abrangência territorial”, afirmou o inspetor.

 

Opescado é altamente perecível, quando não inspecionado traz riscos à saúde,pois pode estar contaminado com metais pesados, agrotóxicos e outroscontaminantes, principalmente, se for oriundos de lagos e rios com alto índicede poluição ou com presença de garimpos e uso indiscriminado de agroquímicos.

 

Aação contou com o apoio da Polícia Militar de Dianópolis e do InstitutoNatureza do Tocantins (Naturatins).

 

Alerta

Ogerente de inspeção da Adapec, Antônio Caminha, explica que anualmente uma emcada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS), e que consumir um produto sem inspeção o consumidorcorre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella,Escherichia coli e Staphylococcus), causadoras de diarreia, vômito e infecçãoque pode levar a morte.

Assuntos Relacionados
#Adapec
Confira Também
Febre Aftosa

Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa

Adapec

Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária

Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

Carne

Adapec apreende cerca de 180 kg de carne imprópria para consumo em Barrolândia

Soja

Adapec destrói 68 hectares de soja clandestina cultivada durante o vazio sanitário