Wednesday, 05 de August de 2020

GERAL


Tocantins

Fórum Estadual de Lixo e Cidadania do Tocantins realiza primeira reunião por videoconferência

15 Jul 2020
Fórum Estadual de Lixo e Cidadania do Tocantins realiza primeira reunião por videoconferência

Membros do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania do Tocantins (FELC-TO) se reuniram pela primeira vez em 2020 na última quarta-feira, 08, para tratar assuntos pertinentes ao Fórum. A reunião foi realizada por meio de videoconferência, seguindo o decreto estadual para evitar aglomerações que possam propagar o novo Coronavírus (Covid-19).

Durante o encontro foi discutida a realização de um levantamento das empresas privadas, associações, cooperativas, catadores e catadoras individuais que atuam nas áreas de resíduos sólidos de materiais recicláveis. A proposta é que seja realizado de forma online, através de um questionário que contará com o apoio de todos os membros do Fórum.

A geóloga e suplente do coordenador do FELC, Sandra Sonoda, participou da reunião e destacou a necessidade do levantamento. “É importante sabermos quantas entidades atuam nesse setor de reciclagem e o volume de materiais recicláveis gerados no Estado”, pontuou. Ainda segundo a geóloga “conhecer a situação dos catadores, das associações e das cooperativas é importante para obtermos informações e conseguirmos ajudá-los a regularizar a situação jurídica dessas entidades”.

O FELC tem caráter permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos no Estado do Tocantins, segundo os princípios do Programa Nacional Lixo & Cidadania, envolvendo entidades governamentais, não governamentais, de caráter acadêmico e de representação social, relacionadas à questão.

Participantes

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa), Meio Ambiente e Saúde (UTE), Prefeitura de Cachoeirinha, Sandolândia, Combinado, Rio Sono, Crixás, Ministério Público do Tocantins (MP-TO), Consultoria Particular, Sociedade Civil Organizada, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aragominas, Fátima, Colinas, Grupo da Família de Reciclagem de Plástico e Indústria de Cordas, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palmas (CDIS), Associação Decide, Associação de Moradores da Quadra 21 (AMA 21), Rede Recanto, Associação Tocantinense de Biólogos (ATOBIO) e Conselho Regional de Biologia 4ª Região (CRBIO4).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão recuperados

Mais de 95 mil brasileiros morreram por causa do novo coronavírus

Covid-19

Tocantins registra 669 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 27.664 casos no total, destes, 16.562 pacientes estão recuperados, 10.694 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 408 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira