Monday, 06 de April de 2020

GERAL


NS-15

Governador Mauro Carlesse debate instalação do Parque Tecnológico do Tocantins

29 Feb 2020
Esequias Araujo/Governo do Tocantins. Governador Mauro Carlesse debate instalação do Parque Tecnológico do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, o projeto do Parque Tecnológico do Tocantins, que deverá ser implantado em Palmas. A apresentação do projeto foi feita no Gabinete do Governador pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Silveira, e pelos diretores da Fundação Centros de Referências em Tecnologias (Certi), Leandro Cariani e Marcus Dias.

O Parque Tecnológico será implantado em área privilegiada da Capital, à margem do Lago de Palmas, na NS-15, próximo ao Shopping Capim Dourado, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A expectativa do Governo do Estado é implantar um espaço para reunir empresas, universidades e poder público, com o objetivo de promover a cultura da inovação para trazer mais desenvolvimento.

Márcio Silveira ressaltou que o Governador vê a implantação do Parque Tecnológico como uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável, econômico e social, respeitando o meio ambiente. Ele explicou que o projeto do parque foi desenvolvido exclusivamente para o Tocantins, visando reunir o setor produtivo e a academia em torno do desenvolvimento de tecnologias.

Segundo o presidente da FAPT, o próximo passo será discutir o modelo jurídico e a captação de recursos para iniciar a implantação do Parque estimada em R$ 18 milhões, incluindo o Centro de Inovações. “Nós apresentamos um modelo único, porque nós vivemos em uma região completamente diferente, de transição entre o cerrado, floresta amazônica e semiárido, que tem uma vocação específica. Portanto, é um projeto muito interessante, que vai despertar interesse do setor empresarial, bem como, de pesquisadores e das universidades”, explicou Márcio Silveira.

O governador Mauro Carlesse é um entusiasta da iniciativa e acredita que o Parque Tecnológico do Tocantins será uma importante iniciativa para promover o desenvolvimento da região, com respeito ao meio ambiente. “Vamos estudar a melhor forma de dar o pontapé inicial para implantação desse parque. É um projeto viável e temos todo o interesse que seja implantado para desenvolver o Estado e gerar emprego para o povo”, disse.

A reunião contou com a presença dos secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lira; da Comunicação, Élcio Mendes; da Casa Civil, Rolf Vidal; da Governadoria, Divino Allan; além dos presidentes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque; e da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), Aleandro Lacerda.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira