Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Formatura do Proerd

Governador Mauro Carlesse prestigia formatura do Proerd em Araguaína e reafirma intenção de ampliar o programa

18 Jun 2019    12:33
Divulgação Governador Mauro Carlesse prestigia formatura do Proerd em Araguaína e reafirma intenção de ampliar o programa

A formatura dos alunos participantes do  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi o primeiro compromisso da agenda do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, na manhã desta terça-feira, 18, em Araguaína, no norte do Estado. Participaram da solenidade de formatura do Proerd 639 alunos das escolas públicas e privadas do município, em evento realizado na Escola Municipal Domingos Souza Lemos.

O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar do Tocantins com as escolas das redes estadual, municipal e particular para a valorização da vida,  que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz. O governador Carlesse destacou que o Proerd representa tudo o que os pais querem na educação dos filhos e reafirmou o compromisso de ampliar o programa. "Nós queremos ampliar o alcance do programa para os 139 municípios do Estado. Este Governo vai trabalhar para isso, porque entendemos que as crianças representam o futuro do Tocantins", ressaltou o Governador, complementando ainda que o Proerd desperta desde cedo nos jovens o sentimento de cidadania.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado (PM), coronel Jaizon Veras, destacou que o Proerd atende 104 municípios e a meta é ampliar as atividades. 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, evidenciou a importância da parceria com a PM e o alcance social do Proerd. "O programa bem elaborado e desenvolvido representa o futuro das crianças do Tocantins e do Brasil", afirmou. 

Este semestre, 12.897 crianças e adolescentes foram atendidos pelo programa, alcançando a marca de 431.307 atendimentos em todo o Estado, desde a sua implantação, há 17 anos.

Durante o programa, os policiais militares instrutores repassam ensinamentos e preparam os alunos para se manterem afastados das das drogas e da violência. “Além dos estudantes, o programa também atende pais e a comunidade com orientações e cursos de formação importantes para manter a harmonia familiar e, automaticamente, fortalecer o processo de formação para a vida”, explicou a coronel Alaídes Machado.

Proerd

É um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar do Estado, na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. O programa é desenvolvido  em quatro currículos, sendo eles para a educação infantil (Jardim I e II); séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano); 5º e 7º ano; e o currículo para pais. O currículo base é o do 5º ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e, na sua grande maioria, as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.

O Proerd é aplicado por meio do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase,  resistência as pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência. 

Também participaram do evento o vice-governador Vanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida; o defensor público geral, Fábio Monteiro; o presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costa Andrade; deputados estaduais; prefeitos da região; secretários de Estado e outras autoridades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira