Saturday, 22 de February de 2020

GERAL


Reformulação

Governador nega extinção do projeto Pioneiros Mirins

25 Sep 2009

Em entrevista coletiva em seu gabinete, na manhã da última quinta-feira, 24, no Palácio Araguaia, o governador interino Carlos Henrique Gaguim esclareceu que o programa social Pioneiros Mirins não será extinto, e sim reformulado. Ele quer uma nova metodologia pedagógica e que não haja mais interferências políticas na indicação dos beneficiados.

Carlos Gaguim disse que não acabou com o programa. Na verdade, já havia encontrado o Pioneiros Mirins “acabado” e que o empenho agora é para reformular o programa. O atraso no pagamento das bolsas-aprendizagem já chega a nove meses, na maioria dos municípios. Em outras cidades, os atrasos variam de quatro a sete meses.

De janeiro até agosto de 2009, a dívida com o repasse da bolsa do programa já ultrapassa os R$ 9,6 milhões. Somados aos custos mensais na execução do programa, esses números devem chegar aos R$ 21,4 milhões até dezembro próximo.

O governador adiantou que fará o pagamento das bolsas referente ao mês de setembro. O pagamento da dívida anterior a este mês está sendo estudado por sua equipe de governo. “A partir de agora, vencido cada mês, vamos pagar em dia”, disse o governador, destacando que em sua gestão “todas as prefeituras vão ter o mesmo tratamento” em relação à execução do programa.


Reformulação

Quanto à reformulação do Pioneiros Mirins, Carlos Gaguim disse que este trabalho está sendo feito por uma equipe técnica e que o programa continuará sob execução da Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, porém, com maior participação da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura.

“Estamos fazendo uma grande corrente para que o cidadão que mais precisa possa ser beneficiado”, disse o governador, para, em seguida, destacar que o Pioneiros Mirins (que atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos) avançará em sua proposta pedagógica. “É da base que se reformula a educação”, defendeu o governador.

Segundo sinalizou Carlos Gaguim, tão importante quanto regularizar o pagamento das bolsas é reformular o Pioneiros Mirins. “Esse tem que ser um programa do povo, que trabalhe pelo bem comum que é a qualificação das crianças e jovens, tirando-os das ruas e das drogas”, arrematou.


O programa

Com aproximadamente 20 anos de criação, o Pioneiros Mirins atende, atualmente, 42.474 crianças e adolescentes, nos 139 municípios do Estado, por meio de parceria entre Governo do Estado e prefeituras. (Com informações da Secom/TO)

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

CarnaPraça tem programação de três dias e atrações nacionais

Por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado apoia evento que tem início nesta sexta.

Segurança

Governador Carlesse viabiliza horas extras e PM e Bombeiros terão mais efetivo nas ruas

Medida visa melhorar a qualidade do serviço de Segurança Pública oferecido pela população


Assembleia

Projeto que contempla o esporte é destacado por parlamentar

A ação beneficia mais de quatro mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de atletismo, dança, futebol, futsal, karatê e society. O objetivo é estimular a prática esportiva e promover inclusão e cidadania.


ALETO

Assembleia aprecia emenda à MP que instituiu o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário

A emenda modificativa visa a adequar estrutura, termos e redação da MP 29, aperfeiçoando o texto ao regramento jurídico, impedindo o surgimento de múltiplas interpretações quando da operacionalização do Fundo Rotativo.


Tocantins

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia


Mudança

Davi Goveia Junior assume presidência da ATS


Palmas

Restaurante Ermenilde entra no ritmo do Carnaval com programação musical especial para a folia


Ocorrência

Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de maconha na região norte da Capital


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada


Setas

Governo e municípios discutem políticas de assistência social no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira