Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Reformulação

Governador nega extinção do projeto Pioneiros Mirins

25 Sep 2009

Em entrevista coletiva em seu gabinete, na manhã da última quinta-feira, 24, no Palácio Araguaia, o governador interino Carlos Henrique Gaguim esclareceu que o programa social Pioneiros Mirins não será extinto, e sim reformulado. Ele quer uma nova metodologia pedagógica e que não haja mais interferências políticas na indicação dos beneficiados.

Carlos Gaguim disse que não acabou com o programa. Na verdade, já havia encontrado o Pioneiros Mirins “acabado” e que o empenho agora é para reformular o programa. O atraso no pagamento das bolsas-aprendizagem já chega a nove meses, na maioria dos municípios. Em outras cidades, os atrasos variam de quatro a sete meses.

De janeiro até agosto de 2009, a dívida com o repasse da bolsa do programa já ultrapassa os R$ 9,6 milhões. Somados aos custos mensais na execução do programa, esses números devem chegar aos R$ 21,4 milhões até dezembro próximo.

O governador adiantou que fará o pagamento das bolsas referente ao mês de setembro. O pagamento da dívida anterior a este mês está sendo estudado por sua equipe de governo. “A partir de agora, vencido cada mês, vamos pagar em dia”, disse o governador, destacando que em sua gestão “todas as prefeituras vão ter o mesmo tratamento” em relação à execução do programa.


Reformulação

Quanto à reformulação do Pioneiros Mirins, Carlos Gaguim disse que este trabalho está sendo feito por uma equipe técnica e que o programa continuará sob execução da Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, porém, com maior participação da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura.

“Estamos fazendo uma grande corrente para que o cidadão que mais precisa possa ser beneficiado”, disse o governador, para, em seguida, destacar que o Pioneiros Mirins (que atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos) avançará em sua proposta pedagógica. “É da base que se reformula a educação”, defendeu o governador.

Segundo sinalizou Carlos Gaguim, tão importante quanto regularizar o pagamento das bolsas é reformular o Pioneiros Mirins. “Esse tem que ser um programa do povo, que trabalhe pelo bem comum que é a qualificação das crianças e jovens, tirando-os das ruas e das drogas”, arrematou.


O programa

Com aproximadamente 20 anos de criação, o Pioneiros Mirins atende, atualmente, 42.474 crianças e adolescentes, nos 139 municípios do Estado, por meio de parceria entre Governo do Estado e prefeituras. (Com informações da Secom/TO)

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira