Friday, 06 de December de 2019

GERAL


Educação Ambiental

Governo do Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental

12 Nov 2019
Divulgação Governo do Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental

Com objetivo de capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado para os desafios da sustentabilidade e formação de uma consciência cidadã por meio da educação ambiental, o Governo do Tocantins iniciou as atividades do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) por meio de parcerias intersetoriais de órgãos estaduais.

Ao longo de três anos, o PAM será desenvolvido com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Tocantins.

Nesta terça-feira, 12, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins apontou o trabalho de Educação Ambiental do Instituto, como um dos pilares de incentivo à proteção, à preservação e à conservação dos recursos naturais. No primeiro encontro com os alunos da Escola Estadual Entre Rios, além do diálogo sobre o bioma Cerrado, a turma também realizou uma visita de campo para identificação de árvores, flores e frutos locais.

Para Warley Carlos Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, quanto mais cedo for iniciada a conscientização ambiental de crianças e adolescentes, maiores são as chances de alcançar a formação cidadã necessária à preservação dos recursos naturais que compõem os biomas do Estado. Com as contribuições do engenheiro Ambiental Maurício Araújo e do educador Ambiental Fábio Oliveira, na aula da última semana, buscamos somar esforços ao empenho dos parceiros do Programa.

PAM

No dia 29 de outubro, o piloto do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) teve início e deve alcançar cerca de 50 alunos da Escola Estadual Entre Rios. Para 2020, a estimativa é de que 5,5 mil crianças sejam beneficiadas em 40 municípios. Dividido em duas linhas, o programa tem como temas: Cidadania e Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, Mudanças Climáticas.

No PAM 1, o foco está nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com aulas teóricas e lúdicas. Já no PAM 2, o objetivo é atender alunos das séries finais, com aulas teóricas e práticas em diversos espaços, incluindo viveiros. A participação acontece em horários alternados, para não interferir no turno escolar dos estudantes.

Execução

O projeto será executado por etapas, até contemplar os 25 mil alunos nos 139 municípios em três anos. Em 2021, o Programa beneficiará mais de 8,5 mil participantes em mais 40 cidades, totalizando 14 mil estudantes em 80 municípios. O PAM conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e da Educação.

COMPARTILHE:


Confira também:


FGTS

Nascidos em setembro e outubro sem conta na Caixa podem sacar FGTS

Trabalhador pode retirar até R$ 500 por conta ativa ou inativa


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira