O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Taquaruçu Grande

15/01/2020

Governo do Tocantins e ONG 8 Billion Trees tentam recuperar área degradada com o plantio de 10 mil mudas

A ação acontece até o dia 18 na região de Taquaruçu Grande. A parceria prevê ainda até o final do ano o plantio de 50 mil mudas nativas em outras regiões do Tocantins

Fernando Alves/Governo do Tocantins

Mudas nativas do cerrado, como angico,jenipapo, baru e ipês de todas espécies estão sendo plantadas na região deTaquaruçu Grande até o dia 18 de janeiro, ao todo são 10 mil mudas nativas. Aação que iniciou nesta segunda-feira, 13, é uma parceria realizada entre aOrganização Não Governamental (ONG) 8 Billion Trees e o Governo do Tocantinspor meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Ao todo são três hectaresbeneficiados com o projeto de restauração florestal, que é equivalente a umaárea de 10.000 m². A região foi selecionada por abrigar o rio que leva o mesmonome, Taquaruçu Grande, e é responsável pelo abastecimento de água da capital.Com o plantio em áreas de matas ciliares espera-se que também serão recuperadas, o que irá garantir asobrevivência do rio e a qualidade da água.

O termo de cooperação entre aSemarh e a ONG foi firmado no ano passado com o intuito de apoiar ações dereflorestamento em todo o Tocantins. Nesta primeira etapa da ação são 10 milmudas, mas a previsão é que ainda no final deste ano sejam plantadas mais 50mil mudas de espécies nativas em diversas regiões do estado do Tocantins.

O secretário do Meio Ambiente,Renato Jayme que esteve acompanhando toda ação nesta terça-feira, 14, ressaltouque o Governo do Tocantins prioriza ações e políticas ambientais, e o resultadodisso são os termos de cooperação estabelecidos com organizações sérias, como a8 Billion Trees, que tem objetivos alinhados com o interesse do estado, que éum Tocantins verde, produtivo e sustentável. “O projeto de restauraçãoflorestal é o modelo piloto que queremos expandir para mais regiões doTocantins e este é o início de parcerias maiores que virão com outros programasque visam a preservação e recuperação dos recursos naturais do estado, como oprograma Pátria Amada Mirim”.

De acordo com o secretário, o PAMque tem como um dos objetivos a implantação ou manutenção dos viveiros nos 40municípios, ainda no ano de 2020, é que o programa seja o grande doador demudas, para expansão do projeto de restauração florestal em parceria com a ONG.

O CEO da 8 Billion Trees, JonChambers afirmou em entrevista concedida à imprensa que o desejo é estreitarainda mais as parcerias com o governo, e aumentar o alcance das açõespromovidas pela ONG em conjunto com o Governo do Tocantins, divulgando oprojeto para o mundo todo, para que mais instituições e pessoas possam aderirao projeto. Ele reafirmou o seu interesse em apoiar na manutenção do viveiro doParque Lajeado, capaz de produzir até 1 milhão de mudas, e ressaltou ainda quefará tudo ao alcance da instituição para que todas as mudas doadas pelo governosejam plantadas, destacando o compromisso de plantar mais 50 mil mudas no finaldo ano no estado.

O presidente da ONG salientou aparticipação e o interesse dos proprietários das áreas e comunidade local, quetodo o trabalho realizado não seria possível se não tivesse o engajamento dosmesmos pela causa. O proprietário de uma das áreas, Ruy Bucar ressalta asatisfação de fazer parte de um projeto como este e ser referência para osoutros produtores rurais. “Nós já cumpríamos o que a lei estabelece que émanter os 30 metros da margem do rio preservado, mas é importante a genteservir de exemplo para mostrar que é possível produzir bem e aumentando a mataciliar, porque o mais importante aqui é água, que abastece todos os produtoresda região e Palmas, na realidade nós somos produtores de água e não há florestasem água, e nem água sem floresta”, destacou.

O produtor rural que também évice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, relata a importância dogoverno do estado, a iniciativa privada internacional ou nacional e a sociedadecivil trabalharem juntos. “Nós temos aqui também um exemplo fantástico detrabalho e defesa do meio ambiente entre o governo, a iniciativa privadainternacional e a sociedade civil organizada, mostrando que é possível a uniãodas três instituições e nós somos um exemplo, do que nós somos capazes de fazerjuntos”. O Ruy Barbosa destacou ainda o compromisso com a manutenção das mudasplantadas e que irá envolver toda a comunidade, disponibilizando sua área paravisitação do projeto.

Restaura TO

O projeto Restaura TO iniciou em2017 com execução do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) que tem oobjetivo promover o uso racional da cobertura vegetal e da flora nativa doTocantins, transformando Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal(RL) degradadas e alteradas em zonas estratégicas para conservação dos recursosnaturaise para a economia do estado, já que atende pequenos produtores ruraisque precisam recuperar parte de sua área degradada, previsto em lei.

O projeto ganhou reforços em2019, com a assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Tocantins, pormeio da Semarh e a ONG 8 Billion Trees, que fortaleceu ainda mais as ações doestado, com recursos para manutenção e monitoramento do projeto, que tambémacontece na região de Taquaruçu Grande. Até o momento 15 hectares de áreasdegradadas foram restaurados.

O engenheiro florestal eidealizador do projeto, Restaura TO, Ricardo Aydar ressalta que um dos objetivosdo projeto é usar espécies que dê algum retorno para o proprietário, que sejamprodutivas, consorciando e integrando com espécies cultiváveis agrícolas como,milho, mandioca, feijão e sementes criolas. “A inovação do nosso projeto é pulara fase da muda, de ter viveiros, que é um custo muito maior do que o plantio desemente, nós plantamos a semente direto no solo. E isso para o estado é ótimo, jáque são mais de 800 mil hectares já declarados no Cadastro Ambiental Rural deáreas degradadas, que o estado vai ter que ajudar recuperar, além de gerar fontede renda para o produtor rural”, declarou.

8 Billion Trees

A ONG 8 Billion Trees foi fundadaem 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers que investiram seupróprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8bilhões de árvores pelo mundo. A ONG já plantou mais de 644.212 árvoresrecuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar,Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

A ONG também realiza a venda deartigos que são revertidos em árvores plantadas, que podem ser adquiridasdiretamente na página web da instituição. A cada artigo vendido são 10 árvoresplantadas.

Acesse o site da instituição: https://8billiontrees.com/

Assuntos Relacionados
#meio ambiente#árvores
Confira Também
Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins se prepara para a segunda etapa do projeto Olhos D'Água

MEIO AMBIENTE

Consultas Públicas são realizadas para a elaboração do Plano de Saneamento Básico em quatro municípios

Energisa

Energisa orienta população sobre poda de segurança

Dia da árvore

BRK Ambiental vai mapear árvores com crianças de escola pública em Palmas nesta sexta (20)