Friday, 03 de April de 2020

GERAL


Economia

Governo do Tocantins prepara sexta edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste

06 Feb 2020
Divulgação Governo do Tocantins prepara sexta edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros se mobilizam para a realização da 6ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste 2020). O evento ocorrerá entre os dias 1º e 4 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, com o tema: Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato, e o slogan: O agronegócio muito além do alimento.

A Agrosudeste tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região, além de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem das escolas da região Sudeste, sendo voltada para produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos e estudantes.  

O técnico agrícola do Ruraltins, João Filho, coordenador da Agrosudeste, destaca os detalhes da programação.

“Na edição deste ano estão previstos Dias de Campo envolvendo a cadeia produtiva da bovinocultura, com ênfase para a comercialização, abate e processamento, no frigorífico  regional de Ponte Alta do Bom Jesus; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; Piscicultura, no empreendimento Piscicultura São Domingos, ação essa dentro do convênio Ruraltins e voltado para os médios produtores, e finalizando realizaremos um dia de campo sobre o cultivo protegido de hortaliças e hidroponia, na Horta Cheiro Verde”, pontuou.

O técnico agrícola ressalta ainda que a programação contempla várias atividades no Colégio Agrícola.

“Além dos Dias de Campo, realizados em outros empreendimentos de Almas, na área do colégio, vamos apresentar unidades demonstrativas relacionadas à avicultura, pastagem rotacionada, Sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta, campo experimental de soja, sisteminha Embrapa, como também palestras, cursos e minicursos, leilões, venda de produtos da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos, e ainda a realização do Mutirão do Agrocrédito, rodada de negócios, manifestações culturais do Tocantins como a sússia e a catira, com representantes das comunidades quilombolas, e apresentações de projetos dos alunos das redes estadual, municipal e federal da região Sudeste”, finalizou.

De acordo com a diretora do Colégio Agrícola de Almas, Luana Lorando, a instituição é parceira da Agrosudeste. Para ela o evento traz uma contribuição muito importante na formação dos alunos e no desenvolvimento do meio rural.

“A Agrosudeste é mais uma oportunidade de conhecer novas tecnologias voltadas ao homem do campo. Com isso, insere nossos alunos na realidade que eles encontrarão no mercado de trabalho. A educação ofertada neste colégio é profissionalizante. Portanto, aqui teoria e prática andam juntas. A Agrosudeste vem a somar no processo de ensino e aprendizagem”, observou a diretora.

Resultados

O balanço da feira em 2019 apontou que o evento teve a participação de 3.005 pessoas, alcançado um montante de R$ 1, 2 milhão em negócios realizados e prospecções nas instituições financeiras.

Tema Bioeconomia

O tema Bioeconomia é uma discussão atual que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou o Programa Bioeconomia Brasil.

Esse programa busca promover a articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Povos indígenas do Tocantins recebem orientações de prevenção à Covid-19

A Diretoria de Direitos Humanos tem orientado os líderes indígenas a aderirem o isolamento social como medida de combate a transmissão do Coronavírus.


Condenação

MPTO obtém condenação de ex-prefeito de Palmas Raul Filho e da esposa por esquema criminoso envolvendo empresa responsável por limpeza e coleta de lixo

Os dois políticos e mais 12 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude à licitação, dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, apropriação indébita e desvio de


Pandemia

Governo do Estado disponibiliza informações sobre contratos referentes à Covid-19 no Portal da Transparência

O objetivo é garantir a transparência e a publicidade quanto aos gastos referentes ao enfrentamento da Covid-19 no Estado


Atendimento remoto

Após ampliação, Delegacia Virtual bate recorde e registra 1028 ocorrências em março


DOU

Mais de sessenta municípios tocantinenses têm incremento do PAB, informa ATM


Saúde

Ambulatório do Hospital Geral de Palmas é entregue após reforma


EDUCAÇÃO E PANDEMIA

Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, diz Ministério da Educação


Pandemia

Portaria autoriza mototaxistas de Palmas a fazerem serviço de entregas durante período de isolamento social


Infraestrutura

Trecho da TO-010, entre Lajeado e Tocantínia, começa a receber melhorias



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira