O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Seciju

11/12/2019

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.

Vitória Soares

Possibilitar o acessofacilitado ao exercício da cidadania é um dos objetivos do Governo doTocantins, que através da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju),Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretariado Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta terça-feira, 10, açãosocial em alusão ao dia da comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.A atividade, desenvolvida no Instituto de Identificação, em Palmas, foi promovidapela SSP e contou com parceria das demais pastas, que realizaram atendimentosem diferentes áreas.

Durante aação mais de 1.400 atendimentos foram realizados, entre eles registros deidentidades, atestado de antecedente criminal, de registro de civil e CPF’s, alémda produção de artesanatos e de atividades na área da beleza, como maquiagem ecabeleireiro. Responsável pela oferta de fotos 3X4, a Seciju entregou mais de600 fotos às pessoas que buscaram o serviço durante a ação, e, além disso,realizou palestra acerca do enfrentamento a violência contra a mulher.

A diretorados Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro comemora a parceria com asdemais secretarias. “A gente entende que o governo do estado não trabalha suaspastas separadamente, elas se integram, elas conseguem se comunicar e fazer comque o atendimento chegue à população de forma efetiva, então temos evoluídomuito com essas parcerias”, ressaltou.  

De acordo adiretora do Instituto de Identificação, Naides César, a ação teve como objetivopromover um acesso mais facilitado ao exercício da cidadania. “Nossa intenção éfacilitar a vida do cidadão, para que ele esteja documentado, para issocontamos com a parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça e daSecretaria de Segurança Pública”, afirmou.

Para NabiaAlves da Silva, que mora em Luzimangues (Distrito de Porto Nacional) e foisurpreendida pelo evento, as atividades facilitam a agilidade dosprocessos.  “Estou achando maravilhoso,pois vim de longe e não sabia desse evento. Cheguei aqui e estavam tirandofotos gratuitas, os documentos sendo entregues na hora, facilitou muito. Alémdisso, também é possível arrumar o cabelo enquanto aguardo os demaisatendimentos”, relatou.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10de dezembro foi escolhido para celebrar o Dia Internacional dos DireitosHumanos por ter sido nessa data, em 1948, que a Organização das Nações Unidas(ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A  serve para relembrar a necessidade de lutarpor ações que visem a garantia dos direitos fundamentais de todas as parcelasda população.

Para adiretora dos Direitos Humanos, Sabrina Ribeiro, realizar uma ação como essa noDia Internacional dos Direitos Humanos, tem ainda mais significado para pasta.“A participação da Seciju nessa ação veio de um diálogo entre as secretarias epromover um mutirão de atividades nesse dia tão significativo, que faz alusãoaos 71 anos à declaração universal dos direitos humanos, é ainda mais relevante”,ressaltou.

Assuntos Relacionados
#Seciju#direitos humanos
Confira Também
Inclusão

Turismo lança aplicativo de turismo acessível

ESTADO

Seciju divulga instituição que trabalhará no fortalecimento de ações contra drogas

Secretário da Seciju se reuniu com integrantes do Consej e Presidente da República

Seciju

Representantes das forças de segurança do Estado participam de reunião de alinhamento entre as equipes

Seciju

Cidadania e Justiça participa de videoconferência com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres