Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Governo do Tocantins renova acordo de cooperação com a ONG 8 Billion Trees

17 Nov 2020
Governo do Tocantins renova acordo de cooperação com a ONG 8 Billion Trees

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) renovou o acordo de cooperação técnica com a Organização Não Governamental (ONG) 8 Billion Trees por mais dois anos. O objetivo é promover a restauração da vegetação nativa em áreas degradadas em todo o Estado.

Em janeiro deste ano, a parceria resultou na restauração de 3 hectares (ha) com o plantio de 10 mil mudas nativa do cerrado, entre angico, jenipapo, baru e ipês de todas espécies, em Taquaruçu Grande.

A próxima ação do projeto será realizada em dezembro na Área de Preservação Ambiental (APA) do Parque Estadual do Lajeado, onde será beneficiada uma área de até 20ha com o plantio de 30 mil mudas nativas. Para 2021, a parceria prevê a plantação de até 50 mil mudas produzidas pelo viveiro do Estado, inaugurado no mês passado em Gurupi com a presença do governador Mauro Carlesse.

Viveiro

O viveiro é um projeto da Semarh financiado com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) no valor de R$ 280.000,00. O viveiro tem a capacidade para produzir 200 mil mudas anualmente e possui o que há de mais avançado em tecnologia atualmente. O processo começa numa máquina que mistura o substrato utilizado na fertilização das mudas (terra preta, adubo, esterco curtido e casca de arroz). Em seguida, outra máquina preenche os tubetes e, após a semeadura, as mudas são levadas para o berçário, que é coberto com sombrite com sombreamento de 50%, onde ficam por 3 meses na primeira fase.

Na fase seguinte, as mudas passam para a área de rustificação, a pleno sol, por mais 3 meses. Nesta etapa elas enfrentam as mesmas condições climáticas que vão encontrar quando forem para o campo, assim como a irrigação é gradativamente reduzida. Depois de 6 meses, então, a muda está pronta para ser plantada.

8 Billion Trees

A ONG 8 Billion Trees foi fundada em 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers que investiram seu próprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo. A ONG já plantou mais de 644.212 árvores recuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

A ONG também realiza a venda de artigos que são revertidos em árvores plantadas, que podem ser adquiridas diretamente na página web da instituição. A cada artigo vendido são 10 árvores plantadas.

Acesse o site da instituição: https://8billiontrees.com/

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira