Saturday, 26 de September de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Governo do Tocantins representa a região Norte em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente

23 Jul 2020
Divulgação Governo do Tocantins representa a região Norte em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente

O Governo do Tocantins participou na manhã desta quarta-feira (22), da 134ª Reunião Ordinária (RO) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a primeira reunião virtual do Conselho em virtude da pandemia. O estado do Tocantins é conselheiro membro representando todos os estados da região Norte desde 2019. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme representou o estado na ocasião.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles realizou a abertura da reunião e conduziu os trabalhos. Após apresentação dos conselheiros presentes, o ministro do Meio Ambiente apresentou o requerimento de urgência, o qual solicita a apreciação da proposta de alteração da Resolução Conama nº 406/2009 durante a 134ª RO.

A referida Resolução estabelece parâmetros técnicos a serem adotados na elaboração, apresentação, avaliação técnica e execução de Plano de Manejo Florestal Sustentável-PMFS com fins madeireiros, para florestas nativas e suas formas de sucessão no bioma Amazônia. Dentre os instrumentos previsto nesta Resolução está a Autorização de Exploração Florestal (AUTEX) que possui vigência de um ano. O requerimento de urgência solicita a prorrogação por mais um ano da vigência dessas autorizações já emitidas, considerando que o setor de base florestal nativa foi profundamente afetado com a pandemia do coronavírus, promovendo cancelamentos de encomendas no mercado interno, como no setor da construção civil, bem como, no mercado externo com a diminuição das exportações. O Conselho acatou o requerimento e deliberou positivamente sobre a alteração, tendo vigor já a partir da sua publicação em Diário Oficial da União.

O requerimento de urgência foi solicitado e assinado pelo Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul representando os governos estaduais, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Confederação Nacional dos Agricultores (CNA), representando as entidades empresariais e pela prefeitura de Belém representando os governos municipais no Conama. O secretário Renato Jayme que representa o Tocantins no Conselho reforça que “o requerimento é uma excepcionalidade durante o período de pandemia, e que essas autorizações são devidamente averiguadas antes de serem concedidas pelos órgãos ambientais licenciadores e a prorrogação é uma forma de colaborar com o setor que teve suas atividades paralisadas durante a pandemia e que toda atividade de impacto ambiental só é permitida se estiver enquadrada na legislação ambiental nacional e estadual”.

Audiências Públicas Virtuais

Uma outra pauta amplamente discutida na reunião foi a Resolução nº 01/1986 e 09/1989, ambas tratam dos procedimentos de licenciamento ambiental e determinam como devem acontecer as audiências públicas para aqueles empreendimentos de grandes impactos socioambientais. O Conselho deliberou que em virtude da pandemia, as audiências públicas presenciais devem ser substituídas pelas virtuais, e que é de responsabilidade das empresas interessadas em garantir a participação de todos os públicos impactados garantindo a eles condições de conexão e outras ferramentas que forem necessárias, observando sempre a segurança sanitária dos participantes.

Foi discutido também o texto base e as emendas da revisão da Resolução nº 375/06 que define os critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos. A matéria apresentada em 2017 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), teve pareceres favoráveis do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e MMA e foi exposta durante a RO e obteve aprovação da maioria dos membros do conselho do Conama.

Foram aprovadas ainda pelo Conselho, a proposta de alteração da Resolução Conama nº 411/2009, que dispõe sobre procedimentos para inspeção de produtos e subprodutos florestais madeireiros de origem nativa e a proposta de Resolução para disciplinar a utilização sustentável das abelhas nativas sem ferrão em meliponicultura.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira