Thursday, 29 de October de 2020

GERAL


Administração

Governo investe R$ 5 milhões em capacitação de servidores da Educação

12 Jun 2015

Dentro da proposta de qualificar a equipe técnica de profissionais da Educação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está investindo R$ 5 milhões no Programa de Formação Continuada de Educadores, Gestores e Técnicos da pasta em 2015. Atualmente, 8.435 profissionais estão participando de algum processo educativo. Também para educadores aprovados em cursos de mestrado e doutorado em áreas específicas da educação, a Seduc encerrou recentemente o edital de concessão de licenças para seis estudantes de doutorado e outros 20 para mestrado.
 
As capacitações, realizadas pelos sistemas presencial ou a distância em parceria com as Universidades Federais de Goiás (UFG) e do Tocantins (UFT), são direcionadas a áreas como tecnologias da educação, capacitação em inspeção escolar, educação escolar e magistério indígena, educação do campo, formação em direitos humanos e diversidades, educação e cultura afro-brasileira, licenciatura intercultura, entre outros.
 
Segundo a gerente de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Seduc, Maria Eunice Costa Rodrigues, todas as 13 diretorias regionais de ensino são contempladas com algum curso de qualificação. Ainda segundo a gerente, o Governo estuda a possibilidade de ampliar as capacitações por meio de parcerias com as prefeituras municipais tocantinenses. "À medida que houver a possibilidade, poderemos ampliar estes cursos de qualificação para gestores, técnicos e professores das redes municipais de educação", afirmou.
 
Novas atuações
Manoel Matos da Silva, zelador na Escola Estadual Dom Pedro I, em Novo Acordo, a 112 km de Palmas, viu sua atuação como servidor estadual se transformar depois de ter participado do curso de Infraestrutura por meio do programa Profuncionário, em parceria com o governo federal por meio do Ministério da Educação e Cultura.
 
De acordo com o servidor, depois das capacitações, ele encontrou uma nova função na escola, atuando como voluntário no programa "Bom Dia Estudante", na rádio comunitária instalada na escola. "Achei muito bom esta qualificação porque ela melhorou o diálogo não só com os alunos, mas também com todos os outros funcionários da escola", afirmou.
 
Educação Indígena
O educador Adão Wrêrêhu Xerente, diretor da Escola Indígena Suzawre, na aldeia Brejo Comprido, município de Tocantínia, a 75 km da Capital, está concluindo o curso de Licenciatura em Educação Indígena, promovido pela Seduc em parceria com a UFG. Antes disso, ele já participou do curso de Magistério Indígena, onde descobriu o ofício de lecionar. Atualmente, responsável pela coordenação de uma equipe de sete professores e 107 alunos, ele afirmou que a busca e a transmissão de conhecimentos e incentiva mais pessoas a procurar a qualificação. "Percebemos que o nosso exemplo serve como espelho para que as novas gerações indígenas busquem a formação profissional. Este resultado é positivo", afirmou.
 
De acordo com a gerente de Educação Escolar Indígena da Seduc, Cleide Araújo Barbosa, a secretaria desenvolve atividades de formação em magistério indígena em sete etnias presentes no Estado, além de dar suporte ao curso de licenciatura, que é promovido pela UFG. "Aproveitamos os momentos de férias destes educadores, com aulas presenciais em Goiânia (GO), como também em módulos que acontecem nas aldeias, onde os professores da UFG vêm ministrar as aulas, contando com o apoio da Seduc", afirmou.
 
Profuncionário
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Profuncionário é um programa que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.  A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

COMPARTILHE:


Confira também:


CTC AGRO

Governo inaugura Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural da Unitins

CTC Agro integra o Complexo de Ciências Agrárias da Unitins na Agrotins e foi construído com recursos de convênio da Embrapa com o Governo do Estado

Covid-19

Tocantins registra 293 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 232.923 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.106 casos confirmados. Destes, 62.740 pacientes estão recuperados, 11.271 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.095 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira