Thursday, 18 de July de 2019

GERAL


Infraestrutura

Governo prioriza pontes para impulsionar desenvolvimento do Estado

17 Mar 2009

O governador Marcelo Mirando anunciou este mês vários medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infra-estrutura e minimizar obstáculos que dificultam o crescimento do Tocantins. Entre as iniciativas está a ponte sobre Rio Tocantins, na rodovia 010, que ligará Tocantínia a Miracema. Estratégica, a construção dessa ponte marcará a ligação definitiva da Capital com a principal via de escoamento do Estado, que é BR-153, e com o norte tocantinense e nordeste brasileiro.

Em discurso de lançamento das ações do PAC-TO, o governador garantiu que para a ponte que liga Tocantínia-Miracema, 50% dos recursos já estão alocados. Serão investidos cerca de 105 milhões, só neste empreendimento, valor que está sendo licitado conforme Diário Oficial nº 2850. A ponte terá 1.727,36 metros e será executada no prazo de 780 dias. Depois de concluída, além reduzir o custo e tempo do transporte, também agilizará o fluxo e o escoamento da produção de toda a região norte do estado, via BR 153, rumo a Palmas, fazendo da capital uma cidade ainda mais estratégica para o Estado.

Para o produtor de abacaxi José Américo Vasconcelos, morador da cidade de Miracema há 18 anos, a ponte significa desenvolvimento para toda a região. “Vai baratear o frete. A balsa é um entrave para o produtor levar a produção para Palmas. Sem falar que quando temos um compromisso em Palmas, devemos sair de Miracema com no mínimo uma hora de antecedência, pois a balsa é imprevisível”, comentou.

O governador Marcelo Miranda tem afirmado que os investimentos em logística para a melhoria das estradas e a construção de pontes têm sido uma das prioridades de seu governo. “Acelerar o crescimento econômico, aumentar a geração de empregos e melhorar as condições de vida da população tocantinense são os objetivos que o governo pretende alcançar”, diz o governador.

 

Investimentos em pontes

Ao todo, serão R$ 416 milhões empenhados junto ao governo federal e organismos internacionais para a construção de três importantes pontes. Além da ponte entre Tocantínia e Miracema, estão encaminhados os projetos das pontes que ligam Xambioá (TO) a São Geraldo (PA), no Rio Araguaia, e a ponte de Barra do Ouro, no Rio do Tocantins, que terá 1.130 metros de extensão e será construída com recursos do contrato com o banco italiano UMC - Unicredit Mediocredito Cent.

A ponte Xambioá/São Geraldo, que ligará o Tocantins ao Pará, além de beneficiar a população dos dois estados, facilitará o escamento de vários produtos e boa parte da produção de cimento da Votorantim, empresa que possui uma unidade em Xambioá e já em abril inicia a produção e exportação do produto tocantinense. A fábrica deve produzir 850 mil toneladas de cimento por ano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas

O 1° Prêmio Adpeto de Jornalismo contará com as categorias Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo e Acadêmica.


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente


Formação

Unitins traz Viviane Mosé para evento de qualificação de professores



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira