Monday, 10 de December de 2018

GERAL


Geral

Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional

16 Jul 2018    14:43
SECOM/Divulgação Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional Durante o encontro foi proposto o uso do software livre QGIS, que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

Com foco na elaboração de um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional, técnicos da Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sehab) participaram de capacitação realizada na ultima sexta-feira, 13, na sede do órgão.

 

De acordo com o presidente da Sehab, Quesede Henrique, a proposta inicial é mobilizar os gestores municipais para que passem a utilizar as ferramentas de coletas de dados. “A coleta desses dados é de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos e no desenvolvimento de políticas públicas que possam atender as reais demandas da população”, ressaltou.

 

Durante a capacitação, a doutora em Geociências pela Universidade de Brasília (UnB) Simone Dutra Guarda destacou a importância de um trabalho sistematizado para coleta de dados. De acordo com ela, os gestores precisam estarem cada dia mais atento a importância e a necessidade da coleta e do uso de dados. Ela destacou o QGIS, ferramenta que pode ser usada sem nenhum custo.

 

O é QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. O QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa, por meio da alimentação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Datasus, que é departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, entre outros.

 

De acordo com o arquiteto da Sehab, Luís Hildebrando Paz, por meio do uso desses dados é possível conhecer de passo a realidade de cada região onde se pretende desenvolver um projeto. “Há muito tempo pensávamos em promover o uso de uma um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional e agora estamos colocando em prática, porque entendemos que esses dados vão promover um melhor acompanhamento dos nossos projetos habitacionais”, destacou.

 

Quesede Henrique destacou como será promovido o uso dessas ferramenta. “Neste momento entendemos que o uso de software livre QGIS é a melhor opção, agora vamos partir para capacitação da equipe e paralelamente vamos planejar um fórum com os municípios para explicarmos como funciona a ferramenta e motivarmos o seu uso”, explicou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

34

PARABÉNS!
PARABÉNS!

67

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

27

KKKK
KKKK

27

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

informações geografica habitação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira