Saturday, 16 de February de 2019

GERAL


Geral

Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional

16 Jul 2018    14:43
SECOM/Divulgação Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional Durante o encontro foi proposto o uso do software livre QGIS, que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

Com foco na elaboração de um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional, técnicos da Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sehab) participaram de capacitação realizada na ultima sexta-feira, 13, na sede do órgão.

 

De acordo com o presidente da Sehab, Quesede Henrique, a proposta inicial é mobilizar os gestores municipais para que passem a utilizar as ferramentas de coletas de dados. “A coleta desses dados é de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos e no desenvolvimento de políticas públicas que possam atender as reais demandas da população”, ressaltou.

 

Durante a capacitação, a doutora em Geociências pela Universidade de Brasília (UnB) Simone Dutra Guarda destacou a importância de um trabalho sistematizado para coleta de dados. De acordo com ela, os gestores precisam estarem cada dia mais atento a importância e a necessidade da coleta e do uso de dados. Ela destacou o QGIS, ferramenta que pode ser usada sem nenhum custo.

 

O é QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. O QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa, por meio da alimentação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Datasus, que é departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, entre outros.

 

De acordo com o arquiteto da Sehab, Luís Hildebrando Paz, por meio do uso desses dados é possível conhecer de passo a realidade de cada região onde se pretende desenvolver um projeto. “Há muito tempo pensávamos em promover o uso de uma um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional e agora estamos colocando em prática, porque entendemos que esses dados vão promover um melhor acompanhamento dos nossos projetos habitacionais”, destacou.

 

Quesede Henrique destacou como será promovido o uso dessas ferramenta. “Neste momento entendemos que o uso de software livre QGIS é a melhor opção, agora vamos partir para capacitação da equipe e paralelamente vamos planejar um fórum com os municípios para explicarmos como funciona a ferramenta e motivarmos o seu uso”, explicou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira