Wednesday, 11 de December de 2019

GERAL


WEB

Hackers têm preferência por sites institucionais

19 Feb 2009

Somente em dezembro do ano passado dois sites de entidades religiosas nacionais foram alvos de hackers do Tocantins. O site da Comunidade de Obreiros da Tardinha (COT) - associação católica, sem fins lucrativos – foi alvo do hacker denominado como “M4C4CO (macaco) do Tocantins”. De acordo com a entidade, o invasor não publicou imagens, nem apagou ou inseriu mensagens, apenas informou ao administrador do site erros internos que poderiam ser alvo de hackers mal-intencionados.“Um caso atípico”, explica o programador de websites Gian Carlos Ladeira, que estuda estratégias de piratas de computador, em entrevista a O GIRASSOL. “Na maioria das vezes os invasores protestam, inserem imagens pornográficas e até tiram o site do ar”, explica.

Nos últimos anos, os piratas de computadores têm utilizado ferramentas inéditas para invasão de sites de quem investem milhões em segurança. “Os sites do governo se tornaram um desafio para os hackers”, explica Gian. Só para o leitor ter uma ideia, no ano passado, os sites do Governo do Estado do Paraná registraram o maior número de invasões por hackers. Já o ataque mais ousado foi registrado em outubro, no site do Diário Oficial do Governo do Rio Grande do Norte, quando um hacker postou a seguinte mensagem: “Sistemas são feitos por homens, e esses como sabemos estão longe da perfeição, logo não existe nenhum sistema perfeito, e é ai que nós entramos”, ironizou.

No Tocantins, de acordo com a Coordenadoria de WEB, os sites do governo do Tocantins têm registrado diversos ataques de rackers, mas a pasta não entrou em detalhes sobre as invasões. Segundo Rogério Martins, coordenador de websites da Diretoria de Informações Integradas da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), os sites recebem mais de 4.000 acessos diários, de internautas e até de hackers dispostos a infringir o sistema de segurança. Para evitar um maior número de invasões diárias, de acordo com Martins, “foram implementadas ferramentas de segurança de rede, como utilização de firewall, monitoramento dos acessos e de possíveis tentativas de invasão, além da adoção de técnicas de programação nos sites que dificultam as pretensas invasões”.

Todo o aparato de segurança no Estado é para evitar casos como o da Assembleia Legislativa, em 2005. Quem acessou a página www.al.to.gov.br no início do mês de outubro daquele ano se deparou com uma pichação virtual que dizia "Xô Corrupção/Mensalão PT" no lugar do site do poder legislativo do Estado. A mensagem foi assinada por MeGaByTeS2lk, com a frase "Não somos corruptos como os políticos!!!". A página da Assembleia passou vários dias fora do ar.

Para o programador de websites Gian Carlos Ladeira, “embora nunca sejam divulgados os registros de ataques no sites do Governo do Estado, eles acontecem constantemente. Por mais que se invista em segurança há sempre alguém disposto a burlar estratégias”, finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.

Olyntho Neto

Deputado propõe CNH Social Gratuita para cidadão de baixa renda

O Projeto de Lei que propõe a CNH Gratuita, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) sem custo para a população de baixa renda, foi apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa.



Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural

Foco do encontro foi desenvolver parcerias entre os dois países; gestores abordaram as oportunidades de cooperação, nomeadamente na área cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária

O projeto agora segue para apreciação e votação em plenário, em turno único, cuja inclusão em pauta está atrelado a decisão da presidência da Casa legislativa e a regras regimentais.


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros

Evento contou com premiação e participação de alunos da rede estadual de ensino.


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019


PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira