Monday, 28 de September de 2020

GERAL


Saúde

Hepatites virais podem ser evitadas e tratáveis, alerta Semus

28 Jul 2020
Divulgação Hepatites virais podem ser evitadas e tratáveis, alerta Semus

Para alertar a população sobre a prevenção da infecção por hepatites virais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial das Hepatites Virais. Na Capital, testes rápidos para detectar a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV e sífilis estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. 

Estima-se que pelo menos 600 pessoas estejam em tratamento de algum tipo de hepatite viral e sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). Essas infecções, muitas vezes silenciosas, atingem o fígado e podem causar desde alterações leves a graves e até mesmo câncer. Entretanto, segundo especialistas, podem ser evitadas, tratadas e curadas. 

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção pode ocorrer pelos vírus (A, B, C, D, E), ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Quando os sintomas estão presentes, podem aparecer cansaço, febre, tontura, vômitos, olhos e pele amarelados. 

Entre as condições de risco para contaminação por hepatites virais estão a precariedade  de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); a prática  de sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam e transmissão da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D). 

Atualmente, as hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B, C que, com exceção do vírus C, possuem vacina. Apenas os vírus B e C são considerados sexualmente transmissíveis. 

Acompanhamento 

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, Karina Ramos, na Capital o diagnóstico, além de realizado através de teste rápido nas UBS, pode ser feito pelo Hemocentro. “O teste tendo resultado positivo é solicitado exame de sangue para confirmar e a partir daí o paciente é encaminhado ao Henfil, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento de Palmas”, explica. 

Segundo a profissional, a pessoa com diagnóstico de hepatites virais é encaminhada da UBS para o infectologista atuante Henfil de forma online. “Feito isso, o médico do Henfil agenda o paciente para ele, e este inicia as consultas, acompanhamento e a medicações para hepatites virais se for necessário. Nesse caso, o paciente pode retirar os fármacos na Assistência Farmacêutica com o formulário anteriormente preenchido pelo médico, tudo de forma gratuita”, completa. O paciente também contará com equipe multiprofissional, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira